Interaja conosco

Eventos

Cultura promove seminário online sobre Lei Aldir Blanc

Publicado

em

A Superintendência-Geral da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) promove de 1 a 8 de julho o Seminário Online Lei Aldir Blanc voltado aos dirigentes públicos de cultura das oito macrorregiões do Estado. O objetivo é iniciar um diálogo com os municípios sobre a implementação da Lei Aldir Blanc e ouvir as demandas dos dirigentes para o fomento do setor cultural em suas regiões.

Chamada de Lei Aldir Blanc em homenagem ao artista que morreu de Covid-19, o projeto prevê uma renda emergencial para os trabalhadores do setor, subsídios mensais para manutenção dos espaços culturais e outros instrumentos como editais, chamadas públicas e prêmios. O Paraná deverá receber cerca de R$ 150 milhões provenientes do Fundo Nacional de Cultura. O texto foi sancionado pela presidência nesta segunda-feira (29/06).

“Queremos pactuar com os municípios estratégias para utilização desses valores, ouvindo as demandas que são específicas para cada região do Estado. Assim que os recursos forem repassados, precisamos estar preparados para dar encaminhamentos rápidos e garantir que os valores cheguem até os trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural de cada município do Paraná”, comenta a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

O cronograma do seminário ficou definido da seguinte forma: dia 1º de julho, das 17h às 19h, a Macrorregião Litoral; no dia 2 de julho, das 9h30 às 12h a Macrorregião Sudoeste e das 14h às 16h30 a Macrorregião Nordeste; dia 3 de julho, das 9h30 às 12h a Macrorregião Noroeste e das 14h às 16h30 a Macrorregião Centro-Sul; dia 6 de julho das 14h às 16h30 a Macrorregião Campos Gerais; no dia 7 de julho das 14h às 16h30 a Macrorregião Oeste; e no dia 8 de julho das 14h às 16h30 a Macrorregião Curitiba e RMC.

PROGRAMAÇÃO – Cada um dos oito encontros seguirá o mesmo formato. A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, fala sobre o que é a Lei Aldir Blanc, seus desafios e perspectivas pós-pandemia. Em seguida, a diretora de Cultura Elietti Vilela divulga os dados da pesquisa realizada pela Superintendência da Cultura sobre os Sistemas Municipais de Cultura (SMC) no Paraná e aponta os caminhos de como criar os mecanismos necessários para estabelecer os SMC. Depois é aberta a palavra para contribuição dos dirigentes públicos de cultura. Participam também os conselheiros representantes da macrorregião e dos dirigentes culturais do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC).

SERVIÇO
Seminário Online Lei Aldir Blanc
De 1 a 8 de julho de 2020
Para dirigentes públicos de cultura do Paraná
www.cultura.pr.gov.br

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea