Interaja conosco

Teatro

TRUPE PERIFERIA TRAZ O BRASIL EM CENA

Publicado

em

O teatro periférico ganhou a cena e veio pra ficar. Se você não escuta a realidade, a gente te apresenta em arte. O novo espetáculo da Trupe Periferia une poesia marginal, grafite, audiovisual e fatos do dia-a-dia. No palco, jovens poetas marginais de Curitiba, Araucária, Mandirituba e Ponta Grossa trazem em textos autorais o preconceito, a falta de oportunidades, o sonho, a luta, a inclusão. 

“Eles já assinam a dramaturgia e agora passam a fazer os vídeos e a trilha. A Trupe é a periferia. São os jovens, é deles. Eles que comandam”, diz o diretor Kenni Rogers. 

De força incontestável, moradores de diversas comunidades, trazem vivências ao palco. A Trupe também tem no elenco um jovem em situação de acolhimento, que é autorizado pelo juizado a participar, pois a arte é tida como ferramenta de protagonismo, pertencimento e autonomia. 

Para este espetáculo, foi convidada a artista Negabi. Ela é negra, poetisa surda da resistência e acadêmica da Faculdade de Artes do Paraná. O espetáculo tem interpretação em libras por Jonatas Medeiros. 

Com vídeo de abertura e de desfecho, no palco o espetáculo 3×4 apresenta cinco cenas ao vivo. Pela pandemia, toda interação dos atores foi pensada numa relação de distância. Exceto, na cena de machismo, que nós não toleramos, e falamos na cara, olho no olho. 

O figurino traz a arte da rua como painel e é assinado por Gui Almeida e grafitado por Gustas e Toskas. 

Wagner Corrêa assume a iluminação da Trupe desde o início. “Ver os poetas de  rua se posicionando no foco é uma grande transposição deles para o teatro”, enfatiza o diretor. 

No elenco, Naju MC (Boqueirão), Serginho Smith (CIC), Handal (Sítio Cercado), ZAGO (Uberaba), Mika MC (Boqueirão), Bini (Pinheirinho), Poeta Diva Ganjah (Araucária), Felipe o Poeta (Ponta Grossa), Mary Jane (CIC), e Felipe Maculan (Mandirituba). 

O espetáculo foi criado para o Festival MOVE e é a segunda criação da Trupe. Será transmitido ao vivo pelo youtube do Espaço Obragem, no dia 10 de outubro, às 20h. No dia 09, será lançada entrevista com a Trupe, que fala do seu processo de criação e caminhada. 

 FICHA TÉCNICA 

Elenco: Naju MC, Mika MC, Serginho Smith, ZAGO, Bini MC, Handal, Poeta Diva Ganjah, Mary Jane MC, Felipe o Poeta, Felipe Maculan. 

Convidada especial: Negabi Poeta Dramaturgia: O elenco 

Trilha sonora: O elenco 

Iluminação: Wagner Corrêa Figurino: Gui Almeida Grafite: Gustas e Toska Vídeo: 2B Vídeos 

Foto: Sergio Roberto 

Intérprete de libras: Jonatas Medeiros Direção e Produção: Kenni Rogers 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea