Show Bairro Black marca mês da Consciência Negra

Ao vivo presencial com transmissão on-line pelo YouTube do Sesi Cultura Paraná, espetáculo traz referências da música preta, que é a marca do MUV

Curitiba é a cidade que mais tem população auto-declarada preta ou parda na região sul do país. Dados do censo do IBGE (2010) mostram que 17% da população é negra. Por isso, comemorar o mês da Consciência Negra na capital e no Estado torna-se urgente. “Além de ser uma homenagem a essa importante data, damos voz aos artistas locais comprometidos com a causa, a arte, o ritmo e a poesia da cultura negra”, diz a gerente de Cultura do Sistema Fiep. O dia 20 marca morte de Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra para o fim da escravidão, homenageia essa parte da história nacional e valoriza a cultura base da construção do país.

Por isso o Sesi Cultura escolheu o dia 20 de novembro, domingo, para promover o show musical Bairro Black, que traz uma estética sonora que conversa com a música moderna de periferias urbanas, transitando entre o rap, raggae, ska, trap, Miami bass funk e o samba soul. O MUV é responsável pela mistura, que dialoga com a música preta, sua marca.

O MUV não apenas coloca o ritmo de origem negra em pauta, mas tira dele sua força criadora. Bairro Black está diretamente relacionado com essa temática, associada à identidade local. O Show Bairro Back também vai contar com a apresentação do DJ Jeff Bass, um dos mais antigos DJs em atividade da cena black curitibana. Cabe a ele recriar o clima dos bailes blacks, que misturam o som orgânico com os beats eletrônicos.

O show será transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube do Sesi Cultura, mas contará com plateia no local de transmissão, no Centro Cultural Sistema Fiep – unidade Celso Charuri, no centro de Curitiba. O volume de público está reduzido por conta da pandemia e todos os presentes deverão usar máscaras durante o show, adotando as demais medidas de prevenção contra o covid-19.

SERVIÇO:

Sesi Cultura apresenta: Show Bairro Black, com MUV

Dia 20 de novembro, sábado

Às 20h

Transmitido ao vivo pelo YouTube do Sesi Cultura PR – https://youtu.be/6AKA9trvefo  

Sobre o MUV

O MUV é um projeto musical atuante desde 1999, idealizado pelo produtor musical, tecladista, compositor e arranjador Ricardo Verocai e pela cantora, compositora e atriz Kátia Drumond, com sede em Curitiba – PR. O repertório funde as bases do soul, groove, funk, jazz, rap, salsa, reggae, ritmos uniformemente dançantes, com ritmos variados da música brasileira como o samba, baião e afoxé.

No primeiro semestre de 2021, através da Lei Aldir Blanc (Fundação Cultural de Curitiba), o MUV lançou um novo EP, intitulado BAIRRO BLACK. Este trabalho que tem parcerias de Ricardo Verocai e Kátia Drumond com os compositores Michele Mara, Evangivaldo Santos, Jahir Eleutério de Barros e Flávio Del Vechio, homenageia bairros da cidade e algumas das personalidades pretas que fizeram e fazem história em Curitiba e no Paraná, dentre os quais: Waltel Branco, Odelair Rodrigues, Laura Santos, Lápis, Saul Trumpet, Mãe Orminda, Itamar Assumpção, Isidoro Diniz, Geisa Costa, Enedina Alves Marques e Megg Rayara.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios