Interaja conosco

Teatro

Sesc PR realiza programação teatral acessível online e gratuita na próxima semana

Publicado

em

Na segunda semana de outubro, o Sesc PR oferece uma programação artística especial, on-line e gratuita para inclusão de pessoas surdas em atividades teatrais. As atividades são realizadas pela Cia. Fluctissonante, um coletivo teatral curitibano formado por artistas surdos e ouvintes, que pesquisa a criação teatral bilíngue, em Libras e Português.

Quarta-feira (13), às 16h, será transmitido o espetáculo infanto-juvenil Enquanto a chuva cai, encenado em Português e Libras, que parte de uma barreira linguística existente entre dois personagens: uma criança surda e uma criança ouvinte. Eles encontram-se dentro de uma casa em ruínas, em meio à guerra e a diferença linguística não pode ser um empecilho para que se tornem cúmplices na luta pela sobrevivência. Então, em delicados jogos de cena, a comunicação e aproximação entre os dois acontecem.

Na sexta-feira (15), ocorre uma oficina com o tema “Introdução à criação cênica”, das 14h às 18h. Essa atividade apresenta exercícios introdutórios de criação teatral em Libras para pessoas surdas com ou sem experiência na área. O objetivo da ação é a criação de uma breve composição cênica autoral inspirada num texto de livre escolha.

A semana fecha com uma mesa-redonda no sábado (16), às 15h com o tema “Processo criativo: pensando a inclusão e a acessibilidade teatral no presente e no futuro”. Chamado de “Pensamento Giratório”, o encontro é um momento aberto ao público que aborda os processos de criação, inclusão e acessibilidade que vêm sendo empregados pelo grupo em suas produções mais recentes. A Cia. Fluctissonante se debruça sobre o espetáculo “Enquanto a Chuva Cai” e reflete sobre caminhos passados, atuais e futuros para a arte inclusiva e acessível no Brasil.

A transmissão do espetáculo será realiza pelo canal do Sesc Brasil no YouTube. Já as ações formativas possuem vagas limitadas e os interessados devem realizar inscrição por meio do site do evento. A oficina é destinada ao público surdo e também a professores/intérpretes de libras e ouvintes sinalizantes. As demais ações são abertas a todas as pessoas interessadas. Essa programação integra o festival Palco Giratório, uma ação do Sesc Brasil que reúne trabalhos cênicos de artista de todo o país.

 

Palco Giratório | Programação especial para pessoas surdas

Dia 13/10, às 16h: Espetáculo “Enquanto a chuva cai”

Dia 15/10, das 14h às 18h: Oficina “Introdução à criação cênica”

Dia 16/10, às 15h: Mesa redonda Pensamento Giratório “Processo criativo: pensando a inclusão e a acessibilidade teatral no presente e no futuro”

https://www.sescpr.com.br/palcogiratorio/

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea