Teatro

Sesc PR realiza programação teatral acessível online e gratuita na próxima semana

Na segunda semana de outubro, o Sesc PR oferece uma programação artística especial, on-line e gratuita para inclusão de pessoas surdas em atividades teatrais. As atividades são realizadas pela Cia. Fluctissonante, um coletivo teatral curitibano formado por artistas surdos e ouvintes, que pesquisa a criação teatral bilíngue, em Libras e Português.

Quarta-feira (13), às 16h, será transmitido o espetáculo infanto-juvenil Enquanto a chuva cai, encenado em Português e Libras, que parte de uma barreira linguística existente entre dois personagens: uma criança surda e uma criança ouvinte. Eles encontram-se dentro de uma casa em ruínas, em meio à guerra e a diferença linguística não pode ser um empecilho para que se tornem cúmplices na luta pela sobrevivência. Então, em delicados jogos de cena, a comunicação e aproximação entre os dois acontecem.

Na sexta-feira (15), ocorre uma oficina com o tema “Introdução à criação cênica”, das 14h às 18h. Essa atividade apresenta exercícios introdutórios de criação teatral em Libras para pessoas surdas com ou sem experiência na área. O objetivo da ação é a criação de uma breve composição cênica autoral inspirada num texto de livre escolha.

A semana fecha com uma mesa-redonda no sábado (16), às 15h com o tema “Processo criativo: pensando a inclusão e a acessibilidade teatral no presente e no futuro”. Chamado de “Pensamento Giratório”, o encontro é um momento aberto ao público que aborda os processos de criação, inclusão e acessibilidade que vêm sendo empregados pelo grupo em suas produções mais recentes. A Cia. Fluctissonante se debruça sobre o espetáculo “Enquanto a Chuva Cai” e reflete sobre caminhos passados, atuais e futuros para a arte inclusiva e acessível no Brasil.

A transmissão do espetáculo será realiza pelo canal do Sesc Brasil no YouTube. Já as ações formativas possuem vagas limitadas e os interessados devem realizar inscrição por meio do site do evento. A oficina é destinada ao público surdo e também a professores/intérpretes de libras e ouvintes sinalizantes. As demais ações são abertas a todas as pessoas interessadas. Essa programação integra o festival Palco Giratório, uma ação do Sesc Brasil que reúne trabalhos cênicos de artista de todo o país.

 

Palco Giratório | Programação especial para pessoas surdas

Dia 13/10, às 16h: Espetáculo “Enquanto a chuva cai”

Dia 15/10, das 14h às 18h: Oficina “Introdução à criação cênica”

Dia 16/10, às 15h: Mesa redonda Pensamento Giratório “Processo criativo: pensando a inclusão e a acessibilidade teatral no presente e no futuro”

https://www.sescpr.com.br/palcogiratorio/

Posts relacionados
Teatro

Espetáculo sobre Chiquinha Gonzaga abre a 53ª. Mostra Multiartes Cena Hum

Teatro

Curitiba recebe apresentações gratuitas do premiado espetáculo “VIK”, do teatro ilusionista de Maicon Clenk

Teatro

Espetáculo teatral Admirável Futuro Novo, faz temporada gratuita em Curitiba

Teatro

Musical gratuito “Quem Prospera Sempre Alcança” chega em Curitiba unindo humor e educação financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.