Teatro

O TEATRO INTERIOR

Por Assessoria de Imprensa

Uma trupe efervescente, com casa cheia e movimentada. A produção a todo vapor, oficinas acontecendo, um espetáculo para estrear, uma mostra teatral para realizar, entre tantos outros projetos. De repente, tudo para, tudo entra em suspensão. Uma pandemia se alastra e tranca as portas. Como única alternativa responsável, a trupe se recolhe.  E o que fazer? Podcast, encontros virtuais e muitas outras alternativas remotas que as pessoas estão adaptadas. E em meio a tudo isso, um olhar para dentro, não que isso não tivesse vez antes, mas agora era um olhar guiado pelo silêncio determinado.

César e Helena, criaturas do teatro tão acostumadas a contracenarem juntos, agora fazem, cada uma, o seu solo e, sem combinar, coincidem sobre o envelhecer. César Matheus, ator da Ave Lola, em seu projeto “Ensaios – Solidão Marica”, numa investigação do corpo e da poesia da “bicha” latino-americana, durante três meses aprofundou-se nesse universo, por meio de pesquisas de literatura ficcional e técnica, referências videográficas e compartilhamento de experiências com outres artistas e pessoas, chegando a um vídeo performance-teatral onde o ator experimenta uma drag queen que confinada envelhece sozinha confundindo realidade e presente com memórias caóticas.

“Realizar este projeto em meio a uma pandemia e em uma situação tão delicada pela qual estamos passando no nosso país ao lado de pessoas tão comprometidas com a arte é um verdadeiro presente”, explica o ator César Matheus. A obra criada para o formato online conta com direção de Ana Rosa Tezza e terá uma estreia díptica nos dias 29  e 30 de abril, no canal de YouTube da Trupe Ave Lola.

Helena Tezza, uma atriz com profundo interesse pela manipulação de marionete, dá continuidade a sua pesquisa em um solo, manipulando Dona Lucrécia, uma velha temperamental que ganha vida no corpo de uma boneca e se depara com as perdas e a solidão causadas pelo tempo e materializadas em sua imagem diante do espelho. O estudo é uma proposta feita por Helena Tezza com a direção de Ana Rosa Genari Tezza, assistência de direção de Eduardo Giacomini, e orientação de manipulação de bonecos de Eduardo Santos.

“Esse processo foi muito desafiador e na mesma medida extremamente potente e instigante para a minha pesquisa como atriz. A partir da investigação com a marionete, vivenciei uma nova experiência, um novo jeito de fazer teatro: é o teatro onde o boneco conta a história. Transpor a emoção e o sentimento para o boneco é muito desafiador. Este foi um processo cheio de emoção, experiência, aprendizados, tentativas, erros e com muitas emoções envolvidas”, explica a atriz Helena Tezza.

A pesquisa que resultou no experimento cênico “Sangue que corre em veia de espuma” será transmitida online, de 22 a 25 de abril, às 20h. Todas as transmissões terão tradução em libras e serão seguidas de bate-papo com a equipe do projeto.

Os projetos “Ensaios – Solidão Marica” e “Sangue que corre em veia de espuma” foram realizados com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo. Todas as informações das obras são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Serviço:

Transmissão online do espetáculo “Sangue que corre em veia de espuma” seguida de bate-papo com a equipe

Quando? 22 a 25 de abril, às 20h

Onde? YouTube da Ave Lola: https://www.youtube.com/user/avelolacultural

Equipe de criação da obra

Direção e dramaturgia: Ana Rosa Genari Tezza
Atuação: Helena Tezza

Assistência de Direção: Eduardo Giacomini

Orientação de Manipulação de Bonecos e criação da boneca: Eduardo Santos

Trilha Sonora: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Figurino: Helena Tezza

Orientação de figurino: Eduardo Giacomini

Iluminação: Breno Monte Serrat

Operação de Câmera: Arthur Jaime

Tradução em libras: Fluindo Libras

Edição: Larissa de Lima / Luís Fernando Nicolosi

Comunicação: Jamilssa Melo / Larissa de Lima

Produção: Dara van Doorn

Produção Executiva: Laura Tezza

 

Ensaios – Solidão Marica

Quando? 29 de abril e 30 de abril, às 20h

Onde? No YouTube da Trupe Ave Lola: https://www.youtube.com/user/avelolacultural

 

Equipe de criação da obra

Direção: Ana Rosa Tezza

Interpretação e Roteiro: César Matheus

Assistência de direção e claquete: Jamilssa Melo

Operação de câmera: Larissa de Lima

Figurinista: Eduardo Giacomini

Direção de arte: Helena Tezza

Maquiagem: Laura Tezza

Peruca: Mozart Machado

Trilha Sonora: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Edição: Luís Fernando Nicolosi

Comunicação: Jamilssa Melo / Larissa de Lima

Produção: Dara van Doorn

Produção Executiva: Laura Tezza

Posts relacionados
Teatro

Espetáculo sobre Chiquinha Gonzaga abre a 53ª. Mostra Multiartes Cena Hum

Teatro

Curitiba recebe apresentações gratuitas do premiado espetáculo “VIK”, do teatro ilusionista de Maicon Clenk

Teatro

Espetáculo teatral Admirável Futuro Novo, faz temporada gratuita em Curitiba

Teatro

Musical gratuito “Quem Prospera Sempre Alcança” chega em Curitiba unindo humor e educação financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.