Interaja conosco

Teatro

O TEATRO INTERIOR

Publicado

em

Por Assessoria de Imprensa

Uma trupe efervescente, com casa cheia e movimentada. A produção a todo vapor, oficinas acontecendo, um espetáculo para estrear, uma mostra teatral para realizar, entre tantos outros projetos. De repente, tudo para, tudo entra em suspensão. Uma pandemia se alastra e tranca as portas. Como única alternativa responsável, a trupe se recolhe.  E o que fazer? Podcast, encontros virtuais e muitas outras alternativas remotas que as pessoas estão adaptadas. E em meio a tudo isso, um olhar para dentro, não que isso não tivesse vez antes, mas agora era um olhar guiado pelo silêncio determinado.

César e Helena, criaturas do teatro tão acostumadas a contracenarem juntos, agora fazem, cada uma, o seu solo e, sem combinar, coincidem sobre o envelhecer. César Matheus, ator da Ave Lola, em seu projeto “Ensaios – Solidão Marica”, numa investigação do corpo e da poesia da “bicha” latino-americana, durante três meses aprofundou-se nesse universo, por meio de pesquisas de literatura ficcional e técnica, referências videográficas e compartilhamento de experiências com outres artistas e pessoas, chegando a um vídeo performance-teatral onde o ator experimenta uma drag queen que confinada envelhece sozinha confundindo realidade e presente com memórias caóticas.

“Realizar este projeto em meio a uma pandemia e em uma situação tão delicada pela qual estamos passando no nosso país ao lado de pessoas tão comprometidas com a arte é um verdadeiro presente”, explica o ator César Matheus. A obra criada para o formato online conta com direção de Ana Rosa Tezza e terá uma estreia díptica nos dias 29  e 30 de abril, no canal de YouTube da Trupe Ave Lola.

Helena Tezza, uma atriz com profundo interesse pela manipulação de marionete, dá continuidade a sua pesquisa em um solo, manipulando Dona Lucrécia, uma velha temperamental que ganha vida no corpo de uma boneca e se depara com as perdas e a solidão causadas pelo tempo e materializadas em sua imagem diante do espelho. O estudo é uma proposta feita por Helena Tezza com a direção de Ana Rosa Genari Tezza, assistência de direção de Eduardo Giacomini, e orientação de manipulação de bonecos de Eduardo Santos.

“Esse processo foi muito desafiador e na mesma medida extremamente potente e instigante para a minha pesquisa como atriz. A partir da investigação com a marionete, vivenciei uma nova experiência, um novo jeito de fazer teatro: é o teatro onde o boneco conta a história. Transpor a emoção e o sentimento para o boneco é muito desafiador. Este foi um processo cheio de emoção, experiência, aprendizados, tentativas, erros e com muitas emoções envolvidas”, explica a atriz Helena Tezza.

A pesquisa que resultou no experimento cênico “Sangue que corre em veia de espuma” será transmitida online, de 22 a 25 de abril, às 20h. Todas as transmissões terão tradução em libras e serão seguidas de bate-papo com a equipe do projeto.

Os projetos “Ensaios – Solidão Marica” e “Sangue que corre em veia de espuma” foram realizados com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo. Todas as informações das obras são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Serviço:

Transmissão online do espetáculo “Sangue que corre em veia de espuma” seguida de bate-papo com a equipe

Quando? 22 a 25 de abril, às 20h

Onde? YouTube da Ave Lola: https://www.youtube.com/user/avelolacultural

Equipe de criação da obra

Direção e dramaturgia: Ana Rosa Genari Tezza
Atuação: Helena Tezza

Assistência de Direção: Eduardo Giacomini

Orientação de Manipulação de Bonecos e criação da boneca: Eduardo Santos

Trilha Sonora: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Figurino: Helena Tezza

Orientação de figurino: Eduardo Giacomini

Iluminação: Breno Monte Serrat

Operação de Câmera: Arthur Jaime

Tradução em libras: Fluindo Libras

Edição: Larissa de Lima / Luís Fernando Nicolosi

Comunicação: Jamilssa Melo / Larissa de Lima

Produção: Dara van Doorn

Produção Executiva: Laura Tezza

 

Ensaios – Solidão Marica

Quando? 29 de abril e 30 de abril, às 20h

Onde? No YouTube da Trupe Ave Lola: https://www.youtube.com/user/avelolacultural

 

Equipe de criação da obra

Direção: Ana Rosa Tezza

Interpretação e Roteiro: César Matheus

Assistência de direção e claquete: Jamilssa Melo

Operação de câmera: Larissa de Lima

Figurinista: Eduardo Giacomini

Direção de arte: Helena Tezza

Maquiagem: Laura Tezza

Peruca: Mozart Machado

Trilha Sonora: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Edição: Luís Fernando Nicolosi

Comunicação: Jamilssa Melo / Larissa de Lima

Produção: Dara van Doorn

Produção Executiva: Laura Tezza

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea