Nunca investi, devo começar com ações?

Por Karoline Almeida

Após o banco nubank liberar bdrs para alguns clientes dos bancos, muitas pessoas despertaram o interesse em começar planejar o futuro e investir.

Contudo muitas dessas pessoas nunca investiram e querem iniciar investir no mercado variável, ou seja, na compra e venda de ações. Mas será que é indicado iniciar nesse caminho se a pessoa nunca investiu? A resposta é não.

É necessário entender que investir em ações não é a mesma coisa que guardar dinheiro, e sim comprar parte de algo. Sendo assim não é ideal para quem quer iniciar guardar dinheiro para alguma emergência, pois ela não vai conseguir sacar o mesmo valor que colocou em dinheiro, e a probabilidade de sacar menos é muito maior, principalmente para quem não tem conhecimento.

Para quem teve a curiosidade em começar investir agora, é indicado começar com renda fixa, que é quando você realmente consegue guardar seu dinheiro e ter rentabilidade sobre esse dinheiro. Pois sua reserva para emergências, vai ser formada em lugares que não tenham riscos.

Sua reserva de emergência deve ser formada de acordo com 3 meses de suas despesas fixas e padrão de variáveis, isso se sua estabilidade de emprego for alta, e após formar ela é aconselhada ir para o mercado variável.

Mas lembrando que mesmo quando você estiver focando em construir sua aposentadoria é indicado diversificar o valor destinado a poupar, em renda fixa e variável, para ter dinheiro de liquidez e aproveitar de oportunidades de mercado.

Iniciar em mercado variável o torna um especulador que executa prejuízo e faz com que você perca dinheiro, e nosso dinheiro é construído com base de muito esforço para perder por não conhecer as regras do investimento. Procure se informar antes e conhecer seu perfil para maximizar seus ganhos.

Karoline Almeida

Insta @almeida.consultoria

(41)99663-4977

Karoline Almeida atua como consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimentos e Lean Six Sigma. Da terceira geração de comerciantes uniu a prática com a teoria para fazer uma metodologia descomplicada para falar de economia e finanças para as pessoas.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios