Nosso Adeus a Giseli Canto, uma Voz Inesquecível

Por Vanessa Ricetti Ricardo

Jamais pensei que escreveria esse texto tão cedo, uma incumbência muito difícil e dolorida. Mas ela, Giseli Canto, essa voz potente de gargalhada fácil, merece todo o nosso reconhecimento e carinho. Pra mim é muito difícil falar dela, e esse texto é uma mescla de despedida e um pedido de perdão. Esse texto também é um conselho, que de agora em diante carregarei em meu coração todos os dias. 

Conheci Giseli Canto, há bastante tempo através do João Gilberto Tatára, inclusive foi lá no bardo, por influência dele, que escolhi seguir as veredas do jornalismo cultural. Tive o privilégio de conhecer grandes e talentosos artistas, que me inspiraram a seguir e criar o Jornal A Cena em 2013. 

No último ano, nesse período de pandemia acabei me aproximando de Giseli Canto. Passávamos horas, eu, Cleusa Machado e Giseli, conversando por horas, sobre a vida. Foi durante essas conversas que ela me disse sobre a  vontade de escrever sobre música e de sua facilidade pela escrita. Além de cantora maravilhosa, com uma voz única, escrevia como ninguém. Começou a escrever uma coluna, toda segunda-feira no Jornal A Cena. Trouxe grandes nomes da música e da arte brasileira. Trazendo novos leitores e novos horizontes para o site. 

Por causa das nossas diferenças ideológicas tivemos um rompimento na nossa amizade. E por isso, nessas últimas semanas venho pensando muito a respeito. Valeu a pena romper por algo tão pequeno? Esse é o conselho que carregarei em mim. Hoje escolho não brigar pelas escolhas dos outros. Enquanto nós brigamos, nos atacamos nas redes sociais por achar um lado político melhor que o outro, acabamos nos afastamos de quem gostamos, de quem importa. Enquanto eles, os políticos, não se importam verdadeiramente com o povo brasileiro. Nesse período de tantas perdas, essas brigas não fazem mais sentido.

Gostaria muito que Giseli tivesse a oportunidade de ler essas palavras, mas já que não é mais possível, levo essa mensagem para que não cometam esse mesmo erro. Ame as diferenças, respeite as opiniões, mesmo que elas sejam ao seu ver errada ou até mesmo escabrosa. Antes de sair por aí atacando, brigando com todo mundo, respire.  Cada um vive a sua realidade e cada um tem seu ponto de vista.

Hoje a música paranaense perde uma grande artista que dedicou sua vida à arte. Giseli Canto, professora, cantora, produtora, diretora musical, mulher que adorava cuidar de todos agora vai  cantar nas bandas de lá. Adeus e perdão. Que a sua voz seja sempre lembrada. 

Ouça o disco “Balangandãs”

 

 

 

Tags

Vanessa Ricetti Ricardo

Vanessa Ricetti Ricardo, jornalista e assessora de imprensa, pós graduada em cinema, desde o início de sua carreira se dedica ao jornalismo cultural. Trabalha como repórter em rádio. Criou em 2013 o Jornal A Cena, onde divulga a arte e a cultura realizada no país.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios