Interaja conosco

Música

MISTURA FINA – Vamos ao cinema com Benjamim Taubkin

Publicado

em

Por Giseli Canto

O que seria dos filmes sem as maravilhosas trilhas sonoras?  A composição que nasce junto com as primeiras impressões de cada cena. Esse é o caminho particular que o pianista, compositor e arranjador Benjamim Taubkin desenvolveu para criar, nos últimos 25 anos, trilhas para documentários e projetos especiais, que estão sendo apresentadas nas plataformas digitais, ao longo de um ano. A cada mês, o autor lança uma dessas músicas que compõem o projeto Trilhas, que reúne 12 criações. O lançamento de julho é Constantino, trilha do filme do Otavio Cury, ambientado na Síria. Aqui, Benjamim (piano) está acompanhado por Mario Aphonso (flauta), Dimos Goudaroulis (cello) e João Taubkin (baixo).

O processo de criação tem o estudo baseado no filme que conta a história de uma personalidade importante na construção do panorama do teatro local. O filme registra a busca do diretor Otavio Cury pela memória de seu bisavô Daud Constantino Al-Khoury, em formato de um documentário de busca sendo que, o diretor é um dos personagens. O eixo principal do filme é saber quem é esse bisavô Constantino.

 

Em cada trabalho, Benjamim se utilizou de diversos instrumentos étnicos, além do piano e teclado, por ele coletados em diferentes viagens pelo mundo. Embora não seja o seu campo de atuação prioritário, ao longo da carreira, o pianista foi sendo convidado por diferentes diretores para criar a música de seus filmes, a partir de uma identificação com o seu processo criativo. As músicas apresentadas no projeto são uma mostra desta experiência, que é uma aventura muito especial no campo da criação. O diálogo entre estas duas linguagens, é sempre inspirador e abre outras possibilidades, inexploradas em outras formas de criação.

Entre as trilhas estão o documentário educativo Gênesis, a partir da obra de Sebastião Salgado, um tema de abertura do programa radiofônico Vozes do Brasil de Patrícia Palumbo, o documentário Eu Maior, sobre a busca pelo sentido da vida em depoimentos de 30 participantes e que passou das 5 milhões de visualizações no YouTube. Também estão criações para Cravos, que estreia em breve, que é a saga de uma importante família de artistas da Bahia; Rio de Vozes, do diretor francês Jean Pierre Duret e da brasileira Andrea Santana.

O primeiro single deste projeto foi Reneé Gumiel – A Vida na Pele, filme de Sergio Rozenblitz, que retrata a trajetória da grande dama da dança Reneé Gumiel, fundamental no desenvolvimento da dança moderna em São Paulo. De origem francesa, Reneé trouxe ao país um novo olhar sobre esta arte, mais livre e pessoal. Nessa trilha, além do piano e teclado, Benjamim toca percussão e flauta.

Cada tema retrata um pedaço do mundo. Este mundo rico e diverso, que sofre ameaças de todo o tipo em nossos tempos, mas que, a música ajuda a preservar, procurando garantir uma ponte para o futuro.

Assista ao trailer do filme de Constantino aqui e entenda mais sobre essa composição de Benjamim Taubkin:

Saiba mais sobre Benjamim Taubkin acesse: https://www.youtube.com/watch?v=iJeH7FnW4MI
Trailer do filme de Constantino aqui e entenda mais sobre essa composição de Benjamim Taubkin: https://youtu.be/9xqikGs1WcI

Você poderá discordar, perguntar, não entender direito, mas precisa gostar de estar aqui comigo! Do contrário não vale a pena!

Espero você aqui na próxima!

Siga também

Mistura Fina Facebook: https://www.facebook.com/misturafinaarte
Mistura Fina Instagram: https://www.instagram.com/misturafinaarte/
Mistura Fina: https://youtu.be/8y9QrxqLMRc

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea