MISTURA FINA – 2ª da SÉRIE ESPECIAL BRAZUKADA – com Renato Martins

BRAZUKADA é isso - é música, é cultura, é arte, é vida!

Por Giseli Canto

Como prometido, aqui está mais uma produção de BRAZUKADA BRAZILIAN MUSIC. A composição é de Wilson Prateado e Carica, “Oyá Canto de oração.” A gravação aconteceu esses dias. Com a voz de Amanda Cortes. Continuando essa contação de história, Renato Martins produz esse vídeo que tem dois compositores de samba dessa nova geração, que muita gente fora do meio desconhece. Esses sambas que BRAZUKADA escolhe para gravar, têm letras que contam histórias do povo, das comunidades, da fé que dá suporte pra continuar.

Para ilustrar minha fala aqui, eu lembro do famoso pedido das mesas de bar: toca aquela música da Elis Regina. Só que ela gravou, mas não é a compositora. Para trazer mais informação a você, eu vou falar um pouco desses compositores e dessa música.

Carica, um dos compositores de Oyá, tem 25 anos de carreira, possui mais de 400 músicas gravadas pelas da música popular brasileira, além de ser reconhecidamente um dos intérpretes do Grupo Sensação onde participou de onze gravações conquistando prêmios, discos de ouro e platina.

Wilson Rodrigues. Mais conhecido como Prateado, é famoso no mundo da música por ter produzido vários sucessos, é baixista, arranjador, compositor e produtor. Wilson, iniciou na música com 9 anos de idade tocando Violão em igreja. Hoje é o nome mais requisitado do samba para gravação e produção musical.

A composição é atemporal, fala das necessidades do povo, do Brasil, das questões sociais das várias comunidades; das tristezas e alegrias do povo. A música foi composta em 1992, mas parece que está falando do hoje. Isso porque o Brasil ainda insiste em manter esse estado de coisas em que, quem pode mais que chora menos. E o povo suplica aos deuses e se agarra na fé pra não sofrer.

É essa a história que Renato quer evidenciar com a música de BRAZUKADA e que tento destrinchar aqui. Como já falei na primeira dessa série, eu me dedico aqui a essa força que a música tem que movimenta seu povo, o povo que se alimenta dessa arte, que é a música brasileira. Naquilo que vejo e sinto, “Oyá” fala de um povo que está ilhado, cercado pelo ritmo desenfreado dos poderes que assombram a nação. É triste saber que o pão não está chegando à mesa de muitos. Diz a letra “Já não se vive sem farinha e pirão não há”. Apesar de ser uma música de quase trinta anos, tem em seus versos o agora quando fala “Não haveria motivos pra gente desanimar se houvesse remédio pra gente remediar”.  Diga que falta sentimos agora? Tenha certeza que Lá no céu de Brasília estrelas irão cair E a poeira de tanta sujeira há de subir.

É disso que falo, desse entusiasmo e inspiração que animam a criação e o desempenho do artista, do poeta, do letrista e de quem coloca a melodia que vai entregar a você as intenções de quem quer fazer você pensar e refletir; do resultado melodia e letra; da formação desse que ouve e aprende sobre o que é ter e ser; de gerar conhecimento por meio da música.

Eu convido você a ouvir o que ela tem pra dizer e sentir o que ela tem pra você receber. Será que a força da fé que carrega nosso viver pode mover montanhas e jogar dentro do mar tanta gente de bem que só tem mal pra dar?

Fique coma interpretação de BRAZUKADA BRAZILIAN MUSIC de Renato Martins – Oyá Canto de Oração de Carica e Wilson Prateado, na voz de Amanda Cortes.

Não esqueça de acompanhar aqui as produções de BRAZUKADA. https://www.youtube.com/channel/UCTLaTWZKabBGwff9y2lFXUg
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/renato.martins.16752

Serviço

Músicos:
Arranjos, adaptação e Produção Musical Renato Martins
Bateria Renato Martins
Voz Amanda Cortes
Teclados Rivaldo Cabral
Baixo Júnior Dunga
Violão Nábio Rodrigues
Cavaco Caio Murilo
Acordeon Eleandro Rocha
Percussão Renato Martins
Mix e Master Juliano Floriani

Você poderá discordar, perguntar, não entender direito, mas precisa gostar de estar aqui comigo! Do contrário não vale a pena!

Espero você aqui na próxima!

Siga também:
Mistura Fina Facebook: https://www.facebook.com/misturafinaarte
Mistura Fina Instagran: https://www.instagram.com/misturafinaarte/

Tags

Giseli Canto

Cantora paranaense de Curitiba, professora de Artes aposentada, roteirista, produtora, apaixonada pela música e tudo que se refere ao poder transformador dessa arte, pela família e pelos amigos, que considera sua segunda família. Ama uma boa conversa e está sempre aberta a novos caminhos. Seu olhar otimista para o ser humano faz de sua vida um mundo recheado de boas relações e experiências.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios