Sem categoriaTeatro

Espetáculo Iara – O Encanto das Águas e oficinas gratuitas

Em novembro, a companhia de teatro de sombras, do Distrito Federal, oferece a cidade diversas ações gratuitas e com acessibilidade 

A partir do dia 9 de novembro, a Cia Lumiato desembarca em Curitiba para uma série de ações que difundem o teatro de sombras na capital do Paraná. Durante três dias, acontecem oficinas, intercâmbio com grupo local, apresentações abertas do espetáculo IARA – O ENCANTO DAS ÁGUAS, com sessões em libras e audiodescrição e  bate papos com acesso gratuito para todos os públicos; além de uma sessão fechada da peça para escolas públicas da cidade. O projeto, uma realização da Cia Lumiato, tem patrocínio do Ministério da Cultura, selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.

Com um currículo expressivo de apresentações em festivais nacionais e internacionais, o grupo firma-se como o único coletivo da região do Centro-Oeste brasileiro dedicado à técnica de teatro de sombras e vem se tornando referência nesta especificidade de fazer teatro. O jogo de luz e sombras, cores e movimentos dos atores-sombristas propõe a narrativa para a contação das histórias. A Companhia Lumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires (Argentina), pelos atores Thiago Bresani e Soledad Garcia.

Nos dias 10 e 11 de novembro, às 16h,  o público curitibano poderá assistir o espetáculo IARA – O ENCANTO DAS ÁGUAS, no Teatro SESC da Esquina. No sábado a sessão conta com tradução em libras e no domingo com audiodescrição. Nas duas sessões, haverão bate-papo após o espetáculo. As apresentações são gratuitas. No dia 9 de novembro, às 15h, a peça acontece exclusivamente para alunos da rede pública da cidade.

A peça conta a história de um índio que sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, ele vai ao encontro de um sábio Pajé para tentar entender os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da sereia Iara. O imaginário ganha vida por meio das luzes e das sombras projetadas, por detrás e à frente da tela, revelando silhuetas de corpos e figuras que se fundem em imagens surpreendentes.

Nos dias 9 e 10 de novembro, das 9h às 13h, com acesso gratuito e tradução em libras, acontece a oficina com o grupo,  ministrada pela dupla fundadora da Cia Lumiato, Thiago Bresani e Soledad Garcia. O público terá a oportunidade de conhecer os diferentes estilos de teatro de sombras, desde a tradição oriental até os nossos dias. Exercícios práticos servirão como estímulos para treinar os participantes no reconhecimento de suas próprias sombras, assim como de objetos planos e tridimensionais; manipulação de figuras simples, móveis e fixas; e ainda a transformação da sombra pela sobreposição de objetos e luzes.

A companhia ainda realizará intercâmbio com acuritibana Cia Karagozwk, buscando gerar novos aprendizados através do encontro das trajetórias dos grupos.

SOBRE IARA – O ENCANTO DAS ÁGUAS

O espetáculo foi premiado em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio SESC do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros. E recebeu também o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina (Prêmio ATINA/2014). Prêmio de melhor espetáculo de teatro de animação/Bonecos do 43º FENATA – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR. A peça, desde 2014,  apresenta-se pelo Brasil e pela América Latina tendo realizado inúmeras sessões. Em 2018, com o patrocínio da Petrobras
Distribuidora, o espetáculo circula pelas cidades de Curitiba e Florianópolis.

PROGRAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE  CULTURA:

O Programa  Petrobras Distribuidora de Cultura é  uma  seleção  pública que  tem como  objetivo  contemplar  projetos  de  circulação  de espetáculos  teatrais  não  inéditos, em  parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos R$ 15  milhões. Ao todo, foram
escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.

FICHA TÉCNICA

Direção, dramaturgia e cenografia:Alexandre Fávero
Atores-sombristas:Thiago Bresani e Soledad Garcia
Trilha sonora original:Mateus Ferrari

Designer de Som:Marcelo Da Col

Iluminação:Alexandre Fávero
Criação figuras e cenários:Alexandre Fávero e Soledad Garcia
Pesquisa, recortes, pinturas, cenotécnica e produção executiva:Thiago Bresani e Soledad Garcia
Fotografia:Diego Bresani

 

SERVIÇO

IARA – O ENCANTO DAS ÁGUAS

TEATRO SESC DA ESQUINA

(Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Centro)

Dia 09/11 ( sexta), às 15h00h ( para escolas públicas)

Dia 10/11 (sábado), às 16h (com interprete de libras)–ENTRADA GRATUITA

Dia 11/11 (domingo), às16h  (com audiodescrição)  – ENTRADA GRATUITA

OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS  

Oficina de Teatro de Sombras

Dias: 09 e 10 de novembro

Horário: das 9h às 13 h

Local:  Sala Cine Sesc – hall de entrada

Endereço: R. Visconde do Rio Branco, 969 – Centro

Informações: 3304-2222/2282

Inscrições pelo email: circulasombrabr@gmail.com até o dia 07/11.

Haverá Interprete de Libras acompanhando a oficina

Site: www.cialumiato.com

Facebook: www.facebook.com/cialumiato

Instagram: @cialumiato

Clip do espetáculo “Iara – O encanto das águas”

Posts relacionados
Teatro

''MARIAS: História de Pomba Giras'', o novo curta-metragem da CIA KÀ trás a contemporaneidade brutal do século 21

Teatro

Neste fim de semana te contos no Guairinha

Teatro

Primeiro Festival de Bolso de Teatro em Curitiba

Teatro

Teatro Guaíra será palco do "One Night Of Tina"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.