Teatro
Espetáculo “Aos Companheiros de Estrada” retorna ao Mini Auditório em curta temporada
montagem combina poesia, teatro físico e referências à literatura brasileira, em especial Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. A entrada é gratuita,

De 3 a 20 de julho, o Mini Auditório Glauco Flores de Sá Brito recebe nova temporada de “Aos Companheiros de Estrada”, com criação da atriz e dramaturga Camila Ferrão e direção de Victor Lucas Oliver. A montagem combina poesia, teatro físico e referências à literatura brasileira, em especial Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pelo Sympla.
O trabalho que estreou em 2023, nasceu a partir da pesquisa “Estado de Ser do Ator”, do LUME Teatro. O texto tem origem na caminhada de 189 km que a atriz realizou pelos “Caminhos do Sertão”, percurso inspirado na trajetória do personagem Riobaldo. No palco, uma viajante conduz o público por paisagens internas e externas, misturando memórias pessoais e a geografia simbólica do sertão. Nesta temporada, a encenação inclui reflexões sobre a degradação do Cerrado Mineiro — estiagem, queimadas e contaminação de rios — e convida a plateia a pensar a relação entre território e preservação ambiental.
Oficinas de formação
Além das sessões, a equipe oferece duas oficinas no mesmo espaço:
Corpo‑escrita: criação e dramaturgia 9 de julho das 19h00 –22h30 com Camila Ferrão
Criação de solos a partir do teatro gestual 16 de julho das 19h00 às 22h30 com Victor Lucas Oliver
As inscrições serão divulgadas no perfil @aoscompanheirosdeestrada.
Serviço
Aos Companheiros de Estrada
3 a 20 de julho de 2025
Qui. a sáb. 20h | Dom. 19h
Sessões com intérprete de Libras: 12, 13, 19 e 20 de julho
Mini Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Curitiba
Gratuito – ingressos pelo Sympla
Instagram: @aoscompanheirosdeestrada