Interaja conosco

Exposição

Catedral é tema de exposição no Memorial de Curitiba

Publicado

em

O Memorial de Curitiba recebe, a partir das 18h desta terça-feira (05/6), a exposição “A Catedral e a Praça, um passeio pela história e arquitetura de Curitiba”. A mostra, instalada no Salão Paraná, apresenta cerca de 130 imagens e 11 maquetes de imóveis do entorno da Praça Tiradentes confeccionadas pelos alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A exposição tem classificação livre e a entrada é franca.

“É uma exposição importante porque o tema principal é a própria catedral, um ícone arquitetônico e religioso da cidade que levou 17 anos para ser construída, até sua inauguração em 1893”, conta Aparecida Bahls, coordenadora do projeto e pesquisadora da Casa da Memória, unidade da Fundação Cultural de Curitiba.
Por meio de um acervo documental e iconográfico significativo, na mostra são abordados o período de construção do templo, suas reformas e restauros posteriores, além dos usos pela população desse relevante espaço da cidade. De acordo com a pesquisadora a construção envolveu trabalhadores desde negros libertos e cativos, imigrantes e diversos mestres de obras.
A exposição também conta com a colaboração da arquiteta e professora da Universidade Tecnológica do Paraná, Giceli Portela, que coordenou o restauro da Catedral de 2010 a 2012, e de seus alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo que, com base em estudos dos imóveis do entorno da Tiradentes, elaboraram maquetes sobre eles, ricas em detalhes e informações.
Quem visitar a mostra pode aproveitar para ver também, no primeiro andar do Memorial, a exposição permanente dos altares rétabulos da antiga Matriz, talhados em madeira policromada do século 18, nos quais o Papa João Paulo II celebrou missa quando esteve em Curitiba, além de duas volutas e dois sacrários. Esse espaço, denominado Capela dos Fundadores, exibe também pinturas do artista plástico Sergio Ferro, onde se percebem imagens expressivas da história curitibana, desde a presença de portugueses, índios, mamelucos, tropeiros e imigrantes europeus.

A Catedral
Prestes a completar cento e vinte e cinco anos, a Catedral é uma obra emblemática para Curitiba. Lugar de devoção e fé sob a égide de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, sua arquitetura monumental de linhas neogóticas se destaca na Praça Tiradentes. Construída na segunda metade do século 19 para ser a nova Matriz, ela contribuiu para difundir um sentimento de modernidade entre os habitantes da capital, sinônimo dos ideais progressistas em voga em importantes cidades brasileiras da época.
Inaugurado em 7 de setembro de 1893, o local passou a congregar a população durante as cerimônias religiosas. Já como Catedral, nela ocorreu a posse do primeiro bispo da Diocese de Curitiba, Dom José de Camargo Barros. Quando da criação da Arquidiocese em 1926, recebeu o título de Catedral Metropolitana de Curitiba. Construído em anexo para morada dos religiosos, o presbitério foi inaugurado em 1948.
Marco do patrimônio arquitetônico, religioso e cultural da cidade, a Catedral, em 1993, ano de seu centenário, foi elevada a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba. Atualmente, é considerada Unidade de Interesse Especial de Preservação do Município – UIEP.

Serviço:
Exposição “A Catedral e a Praça, um passeio pela história e arquitetura de Curitiba”
Abertura: 05 de junho, às 18h
Local: Memorial de Curitiba – Salão Paraná (segundo andar), Rua Claudino dos Santos, 79
Visitação: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado)
Entrada Franca

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea