Interaja conosco

Teatro

Arte a céu aberto

Publicado

em

Por Bianca Nascimento

Em tempos de coronavírus,  uma hora tudo abre, outra, tudo volta a fechar.  E com os espaços culturais, vêm sendo a mesma coisa. Mas, com as novas regras sanitárias, aos poucos, alguns espaços foram reabrindo com suas prévias restrições.  E por isso, pensei aqui:  por que não aproveitar para adaptar e criar novas formas de consumir arte e cultura? Aqui no Rio de Janeiro, o entretenimento e a cultura de observação são muito presentes. A cidade respira (de máscara) arte e cultura a cada bairro. Eu vivo fazendo esse turismo cultural de observação nas ruas daqui, muitas vezes, com novas perspectivas sobre os mesmos espaços e obras que já conhecia. E por isso, separei três lugares que são fáceis de circular durante a pandemia, e que encantam pela riqueza e cultura. E aí no Paraná, quais pontos culturais seguem na mesma linha? Não esqueça da máscara e do álcool!

 

Praça Mauá

 

Minha queridinha! Ponto turístico da cidade e com cerca de 25 mil m², o Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, fica situada no centro do Rio (onde eu já morei), colada com a Baía de Guanabara e aonde artes de diversos segmentos acontecem. Lá, é impossível não se deparar  com o paredão na zona dos galpões portuários com os grafites do famoso Eduardo Kobra. Seu painel “Etnias”, foi eleito o maior grafite do mundo pelo Guinness Book. Na região há muitos músicos e artistas, e abriga também o famoso Museu do Amanhã, outra obra de arte à parte. Até me lembram os murais pintados pelo artista Poty Lazzarotto, espalhados pela cidade de Curitiba!

Igrejas históricas

 

Um dos locais que também abrem, com restrições, são as igrejas. E aqui no Rio, não é difícil se deparar com muitas delas localizadas também no centro da cidade. São até mesmo pontos turísticos históricos, pois resguardam arquitetura dos períodos que foram construídas. Passei rapidamente em uma que me encantou em poucos segundos: Igreja São Francisco de Paula, inaugurada em 1861 e que permanece até hoje com seu estilo neo-barroco, preservado. E no Paraná, qual igreja histórica chama sua atenção?

Centro histórico – ruas, teatros e museus

 

Como os novos tempos exigem adaptações, uma das coisas que não são proibidas é andar pela rua, apenas quando realmente precisa. Por isso, quando eu preciso sair de casa, aproveito para mudar a rota um pouquinho e, no trajeto, revisitar lugares, mesmo que de passagem. E esse pequeno trajeto já se torna uma grande experiência. Aproveito para pegar um café na famosa confeitaria Colombo, fundada pelos portugueses Manoel Lebrão e Joaquim Borges de Meirelles em 17 de setembro de 1894. Continuo andando pelas ruas onde passam os VLT´s (Veículos leves sob Trilhos), relembrando aquele Rio antigo onde passavam os bondinhos. Vou até a Cinelândia, para pegar o metrô e passo pela frente do Cine Odeon e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes e históricos do Brasil, além de ser uma obra de arte à parte. Conseguiu imaginar a cena dessa rota?

Bianca Nascimento

Jornalista, atriz, nômade. Em sua jornada na arte e jornalismo, Bianca Nascimento esteve à frente da assessoria de imprensa de projetos culturais em Curitiba e na comunicação da Secretaria da Cultura do Paraná. Sua alma nômade já a levou para a África do Sul, onde morou e trabalhou com marketing na área de intercâmbio. Agora, há dois anos morando no Rio de Janeiro, onde já se aventurou como atriz em teatro de comédia e musical, traz para o Jornal A Cena, literalmente, as novidades da cena cultural do Brasil para Curitiba e de Curitiba para fora.

Bianca Nascimento Jornalista, atriz, nômade. Bianca Nascimento esteve à frente da assessoria de imprensa de projetos culturais e políticos. Sua alma nômade já a levou a morar 211 dias África do Sul, onde trabalhou na área de intercâmbio. Há mais de mil dias mora no Rio de Janeiro, onde já se aventura como atriz. E também de lá compartilha no Jornal A Cena as novidades da cena cultural e lifestyle (turismo, comportamento, gastronomia, moda) da cidade maravilhosa.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea