A Preta música de Ellen Oléria e o Grupo OQuadro

CAIXA Cultural Curitiba celebra Semana da Consciência Negra

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta na Semana da Consciência Negra, entre os dias 20 e 22 de novembro, o show Preta Música, que reúne a cantora Ellen Oléria e o grupo de rap OQuadro num breve panorama da música negra feita no Brasil em suas várias vertentes. O roteiro do espetáculo aborda os avanços contra o racismo e a celebração da igualdade. O repertório revisita clássicos de grandes artistas brasileiros, indo de Cassiano a Racionais MCs, de Sandra de Sá a Carlinhos Brown, de Gilberto Gil a Jorge Benjor e passando também por canções de OQuadro e Ellen. Serão quatro apresentações: quarta e quinta, às 20h; e sexta às 19 horas e 21 horas.

Com mais de uma década de estrada, a banda OQuadro, fundada em Ilhéus (BA), representa uma vertente do RAP que busca inovações sonoras a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. Já a cantora brasiliense Ellen Oléria é conhecida pelo público brasileiro por seu timbre cintilante, afinação e repertório brasileiríssimo. O espetáculo é composto pela narrativa visual da cineasta baiana Safira Moreira que ajuda a contar a história da música negra brasileira.

Ellen Oléria

Cantora e compositora brasileira, nascida e criada em Brasília, foi lá que se formou em Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Com mais de 16 anos na estrada da música, a artista acumula prêmios em festivais, cinco discos lançados e turnês realizadas pelo Brasil e mundo afora. Em 2017, foi indicada como melhor cantora (canção popular) pelo Prêmio da Música Brasileira por seu mais recente disco, Afrofuturista.

OQuadro

Formada em Ilhéus, em 1996, OQuadro é um dos nomes mais influentes do RAP da Bahia. O grupo é composto por Jahgga (Percussão), Jef Rodriguez (Vocal), Nêgo Freeza (Vocal), Rans Spectro (Vocal), Ricô (Baixo), Rodrigo DaLua (Guitarra / Sinth), Vic Santana (Bateria) e Vinicius Mangaio (Programações). O grupo tem músicas em coletâneas lançadas na Europa (Bahia Music Export vol. 3, vol. 5, vol. 7) e já fez três tours internacionais, passando por Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Alemanha e Dinamarca. Em 2008, foi indicado ao Prêmio Hutuz – maior festival de Hip Hop da América Latina –, concorrendo na categoria melhor banda Norte/Nordeste.

SERVIÇO

Preta Música – Ellen Oléria e OQuadro

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data: 20 a 22 de novembro

Horário: quarta e quinta, às 20 horas, sexta às 19 horas e 21 horas .

Ingressos: Vendas a partir de 16 de novembro. R$30 e R$15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h)

Duração: 80 minutos

Classificação: livre para todos os públicos

Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Crédito foto: Rafael Ramos

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios