Curitiba
Espetáculo “Do Dia Que Olhei no Espelho e Não Me Encontrei” estreia nova temporada em Curitiba
Solo de Pagu Leal retorna ao Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge entre 14 e 24 de maio com reflexão sobre padrões de beleza, identidade e corpo feminino, além de oficina inédita ministrada por Giorgia Conceição
Foto: Divulgação
Há momentos em que o espelho deixa de refletir apenas a imagem e passa a revelar conflitos mais profundos. É a partir dessa ideia que o solo “Do Dia Que Olhei no Espelho e Não Me Encontrei”, da atriz e autora Pagu Leal, retorna ao Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge para sua quarta temporada, entre os dias 14 e 24 de maio.
Com direção de Giorgia Conceição, o espetáculo mistura humor, relatos pessoais e reflexão filosófica para discutir as violências simbólicas e estéticas vividas, principalmente, pelas mulheres. Em cena, o riso aparece não apenas como alívio, mas como instrumento de questionamento dos padrões naturalizados ao longo do tempo.
A nova temporada traz cenas inéditas que percorrem a história da beleza, da Grécia Antiga à contemporaneidade, evidenciando como os padrões estéticos são construções históricas capazes de influenciar corpos, comportamentos e subjetividades. A partir de experiências pessoais, Pagu Leal estabelece uma relação direta com o público ao aproximar questões íntimas de uma dimensão coletiva. “O padrão ignora o envelhecimento natural das mulheres e objetifica corpos de jovens e adolescentes, desconsiderando aspectos como raça, cores, biotipos e contextos”, afirma a artista.
Além da crítica social, o espetáculo propõe um exercício de reconhecimento e deslocamento. “Esse trabalho também é um convite para que cada pessoa possa se olhar com mais generosidade, fora das imagens que nos foram impostas”, destaca Pagu Leal.
Após cada apresentação, o público poderá participar de rodas de conversa com a equipe artística, ampliando a experiência cênica e transformando o teatro em espaço de escuta e troca coletiva.
Nesta edição, a programação também inclui a oficina “A Burla do Corpo”, ministrada por Giorgia Conceição, conhecida artisticamente como Miss G. A atividade aprofunda, na prática, questões presentes no espetáculo ao investigar o corpo como território de expressão, memória e transformação. “O burlesco, para mim, é uma ferramenta de reconexão com aquilo que nos foi tirado: a liberdade de existir no próprio corpo”, afirma a diretora.
Voltada para até 15 participantes, sem necessidade de experiência prévia, a oficina será realizada em dois encontros de quatro horas, aos sábados da temporada. A proposta utiliza uma metodologia somato-psíquica para estimular a criatividade, a fluidez corporal e a autoexpressão, tendo como referência a história do burlesco e sua relação com o teatro produzido por mulheres.
O projeto é realizado pela Sociedade Poética, iniciativa fundada há 11 anos por Pagu Leal, dedicada ao desenvolvimento de projetos em teatro, poesia, filosofia e literatura com foco em mulheres e coletivos femininos em Curitiba e região metropolitana.
A produção conta com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço
Espetáculo: “Do Dia Que Olhei no Espelho e Não Me Encontrei”
Data: 14 a 24 de maio de 2026
Horários: quinta a sábado, às 20h; domingos, às 19h
Sessões com Libras: 15 e 22 de maio
Local: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge
Ingressos: gratuitos, distribuídos uma hora antes das apresentações
Classificação: 14 anos
Duração: 55 minutos
Oficina “A Burla do Corpo”
Datas: 16 e 23 de maio, das 14h às 18h
Vagas: até 15 participantes
Classificação: 18 anos
Inscrições: link de inscrição
Informações: lojamissg@gmail.com | (41) 98454-5313

