Uma Espetacular mostra de artes para crianças

Em sua quarta edição, o evento oferece atrações nacionais e internacionais de múltiplas linguagens em vários espaços de Curitiba. Tudo começa com um piquenique na praça.

O mês de novembro chegou e traz com ele a quarta edição da Espetacular – Mostra de Artes para Crianças, com atrações nacionais e internacionais. Uma das maiores mostras de artes para crianças do Brasil, a Espetacular vai oferecer teatro, circo, dança, performance, música, artes visuais e literatura. As apresentações serão entre os dias 15 e 24 de novembro, em diferentes espaços da cidade de Curitiba e com a maior parte da programação gratuita.

A abertura será com um piquenique na praça 29 de Março, parceria com o projeto Brincar na Praça.  “Este será o nosso coquetel de abertura”, adianta a organizadora da Espetacular, a produtora Michele Menezes. “O Brincar na Praça é um projeto que promove atividades em praças da cidade semanalmente. Ações como esta, do Brincar e da Espetacular, geram reações positivas em cadeia para a cidade”, pontua ela. Durante o coquetel, o Grupo Pantalla fará a primeira apresentação da quarta edição da Espetacular, o concerto didático “Ciranda para Mozart”, que além da fruição musical para todas as idades vai levar informações sobre as criações e o compositor.

Entre os convidados da Espetacular 2019 está também o espetáculo “Flou!”, do espanhol radicado em São Paulo, Ieltxu Ortueta, que fará sua apresentação no Museu Oscar Niemeyer.  FLOU! é uma performance interativa para crianças pequenas (0 a 8 anos) que, sentadas ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida e dialogam com o performer para que “alguns desenhos depois” surjam outros desenhos recortados feitos em experiências anteriores.

Com curadoria assinada por Fatima Ortiz (Curitiba), Bebe de Soares (Alemanha), Michele Rolim (Porto Alegre) e pela coordenadora do projeto Michele Menezes, a Espetacular recebeu mais de 250 projetos interessados em participar do evento, que a cada ano se fortalece como um espaço pensado para estimular nas crianças o conhecimento e o gosto pelas artes e se firma como importante para a cidade, para o Estado e para o país. “Muitos artistas da cidade entraram como parceiros e isso é tão importante quanto a própria realização do projeto. Ver como a sociedade, artistas, instituições e profissionais, inclusive de outras áreas, toparam e se engajaram é sinal inequívoco do quanto consideram a mostra relevante”, observa a coordenadora.

A Mostra Espetacular nasceu em 2015 e recentemente foi convidada a integrar a FIBRA (Rede de Festivais Internacionais brasileiros para crianças e jovens), que reúne os maiores festivais internacionais para este público do país e que articula o desenvolvimento, financiamentos e intercâmbios internacionais. A Espetacular também fechou uma importante parceria com a Amazonas Network, agenciadora internacional, sediada na Alemanha, coprodutora do FITA Chile, que é responsável pela curadoria internacional do projeto.

A programação completa está disponível no site da mostra www.espetacular.com.br e nas redes sociais, com todos os detalhes também sobre as atividades que precisam de ingressos e inscrições.

Mais informações: www.mostraespectacular.com.br

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

15/11

10-11:30H PIC NIC ESPETACULAR!

PRAÇA 29 DE MARÇO

Nosso coquetel de abertura é um pic nic, realizado em parceria com o projeto Brincar na Praça. As comidinhas saudáveis serão preparadas pela Ana Barcelar.

10H CIRANDA PARA MOZART

PRAÇA 29 DE MARÇO

GRUPO PANTALLA (MÚSICA/ CURITIBA)

16H MÃOS QUE CONTAM

MUSEU OSCAR NIEMEYER (PARCÃO)

TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS (TEATRO; CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS/ RIO DE JANEIRO)

16/11

10-12H NÓS EM MOVIMENTO

SESC PAÇO DA LIBERDADE

COLETIVO NÓS EM TRAÇO (ARTES VISUAIS; DANÇA/ CURITIBA)

16H ZUM, ZUM, ZUM O MUSICAL

TEATRO SESI PORTÃO

TUPI PERERÊ (MÚSICA; TEATRO; FORMAS ANIMADAS/CURITIBA)

19H CINEMA ESTRELADO

CINE PASSEIO

(FILME A DEFINIR)

17/11

10H ROSA E A SEMENTE

RUÍNAS SÃO FRANCISCO

GRUPO PEDRAS (TEATRO/ RIO DE JANEIRO)

16H CABAREZIN

TEATRO PAIOL

COLETIVO CABAREZONA (CIRCO/CURITIBA)

22/11

17H HAPPY HOUR DA PRODUÇÃO (Evento fechado)

FABRIKA

Encontro de produtores e produtoras que produzem festivais e mostras para crianças de Curitiba.

23/11

9:45H PERCURSOS AFETIVOS

SAÍDA: BOSQUE DO PAPA/ CHEGADA PARQUE SÃO LOURENÇO

CADU CINELLI (CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS/ RIO DE JANEIRO-CURITIBA)

10:30- 12H RÁDIO ATALALAIA + PAULA BAQUE

PARQUE SÃO LOURENÇO

FILHAS DA FRUTA (PALHAÇARIA; TEATRO/ CURITIBA)

15-18H BAILINHO BOM

ÓPERA ARTE (ÓPERA DE ARAME)

UM BAILE BOM (DANÇA; MÚSICA/ CURITIBA)

17H (ATÉ AS 8H DO DIA 24) UMA NOITE NA BIBLIOTECA

OS IRMÃOS VIAJANTES (atração integra a Noite na Biblioteca)

CONDE BALTAZAR (ARTES VISUAIS; LITERATURA/CURITIBA)

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

(DANÇA; MÚSICA; CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS; TEATRO; DESENHO; PINTURA)

24/11

10H MATINE CINE PASSEIO (FILME A DEFINIR)

16H FLOU!

MUSEU OSCAR NIEMEYER (VÃO)

ARTEFACTOS BASCOS (ARTES VISUAIS; PERFORMANCE INTERATIVA ESPANHA-SÃO PAULO)

Crédito foto: Mario Ladeira & Husam Adin Hazimeh

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios