Tuyo propõe mergulho subjetivo em clipe de “Conselho do Bom Senso”

Mesclando elementos minimalistas, animação e cores vibrantes, vídeo faz uma turnê pelas entranhas do trio

Em fase de produção do álbum “Pra Curar”, a Tuyo lança o clipe de “Conselho do Bom Senso”, faixa que integra o primeiro EP do trio, “Pra Doer” (2017). Dirigido por Janaina da Veiga e Xan, da Hyena Tapes, o vídeo propõe um olhar para o universo da Tuyo e de suas subjetividades. “É uma ode ao nosso estilo de fazer música. O clipe elucida no abstrato o que a gente realiza no prático quando escolhe as texturas, o entrelaçado de vozes e os caminhos harmônicos”, conta Lio Soares, que compõe a tríade com Lay Soares e Machado.

Este é o segundo clipe da Tuyo, que chega após “Amadurece e Apodrece”, lançado em novembro de 2017 com direção de Leticiah Futata, da HAI Studio. Enquanto o clipe de “Amadurece” olha para o outro e para fora, “Conselho” está localizado nas vísceras da Tuyo, como explicam os artistas. “É uma viagem para dentro, uma turnê pelas entranhas da gente. Nosso subconsciente ilustrado, a convicção das nossas incertezas, um registro fiel desse momento de confusão emocional e certeza estética”, fala Lio.

Apresentando um contraponto entre elementos minimalistas e cores vibrantes, o clipe representa um processo de construção identitária da Tuyo, tanto individual quanto coletivamente. “Pensamos numa progressão, de começar mais robótico e ter esse avanço para quem a Tuyo realmente é: algo solto, um conceito orgânico e com movimento. Essa mudança estética presente no vídeo conta muito sobre a história do trio”, comenta Janaina, diretora da obra em conjunto com Xan.

O vídeo foi gravado no atelier curitibano Reptilia, marca que também assina o figurino em “Conselho do Bom Senso”. Além das imagens registradas no local, o clipe tem animações 2D e 3D que conferem um tom lúdico e aprofundam o mergulho interior da Tuyo. “Vários parceiros fizeram esse clipe se tornar uma coisa muito mais colorida e abrangente do que só na ideia da nossa cabeça”, observa Xan. Recentemente, a Tuyo também divulgou o making of do clipe, que intercala cenas de bastidores, relatos da equipe técnica e do trio.

Sobre a Tuyo

Tuyo é um trio de folk futurista que cria uma fusão entre o orgânico e o sintético num labirinto de voz, violão e beat. Com um som flutuante, letras existenciais e elementos lo-fi, a trinca de compositores paranaenses mescla o violão denso de Machado com o trabalho vocal audacioso das irmãs Lio e Lay Soares.

Em 2017, a Tuyo lançou o clipe do single “Amadurece e Apodrece” e seu EP de estreia, “Pra Doer”. Com quatro faixas, o álbum apresenta um trabalho consistente e carregado de identidade, fluindo entre o antigo e o recente. Uma música que toca a alma e reverbera o encontro da violência com a elegância.

Sem medo de sair da superfície, Lio, Lay e Jean dialogam ora com a poesia da América Latina, ora com a ferocidade irônica que a vida exige. Apresentando um show repleto de força e sensibilidade, a Tuyo é um desses acontecimentos que despertam a habilidade de sentir e de se emocionar. Uma simbiose mística entre o belo, o triste e o visceral.

Para saber mais

Instagram | Facebook | YouTube | Twitter | Spotify

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *