Interaja conosco

Curitiba

Sétima edição do Festival Internacional de Percussão de Curitiba acontece em novembro

Publicado

em

FIP 2023 traz concertos, palestra e workshops, além de uma programação educativa gratuita

Curitiba recebe até dia 26 de novembro, a 7a edição do FIP – Festival Internacional de Percussão de Curitiba.  Sob a direção e curadoria de Vina Lacerda, o evento traz uma série de concertos, workshops e palestras, além de uma programação educativa gratuita que antecede o festival. A programação completa pode ser conferida em www.fipcuritiba.com.br.

O destaque da edição são os dois concertos em parceria  com a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná, que acontecerão nos dias 22 e 23 de novembro, com entrada gratuita. Solistas e compositores participarão de um concerto voltado ao pandeiro brasileiro em uma produção inédita no Brasil.

Na sequência, nos dias 24, 25 e 26, o Teatro Cleon Jacques recebe os concertos com  o percussionista Bruno Oliveira, o Duo Mitre, formado pelas irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão), o projeto Pandeirada Orquestra, que tem como foco o pandeiro brasileiro e, por último, se apresenta a percussionista e compositora argentina Mariana Baraj. Os ingressos estão à venda no Sympla.

O FIP Curitiba é um dos poucos festivais no Brasil dedicados à percussão e um dos mais importantes do gênero no Sul do país. Desde sua primeira edição, em 2016, promove projetos artísticos, concertos e atividades voltados à formação de plateia, educação musical e ao desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. O projeto é realizado com recursos do programa de apoio e Incentivo à Cultura Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo do Instituto Joanir Zonta @redecondor.

Workshops

Além dos concertos, fazem parte da programação do FIP workshops gratuitos que serão realizados no Conservatório de MPB de Curitiba e na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus FAP. Os encontros acontecem entre os dias 17 e 25 com o Pandeirada Orquestra, Vina Lacerda, Bruno Oliveira, Mariana Baraj e Luiz Guello. No dia 21, na Unespar, acontece um bate-papo com os compositores Caito Marcondes, Tim Rescala, Leonardo Gorosito e Rafael Alberto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email fipcuritiba@gmail.com,  as vagas são limitadas.

Ações educativas

O FIP conta também com uma série de atividades de musicalização e ações socioeducativas, que acontecem entre 28 de outubro e 18 de novembro em diversos locais da cidade. Com foco em crianças, jovens e adultos, as ações são realizadas pelos músicos e educadores Halanna Aguiar, Otton Lenon, Alexandre Cabeça, Luan Clarindo e Matheus Vicari.

PROGRAMAÇÃO:

Concertos

Teatro da Reitoria: Rua XV de Novembro, 1299 – Centro

Dias 22/11 e 23/11, às 20hs: Pandeiradas – concerto com a Orquestra Filarmônica da UFPR e Solistas. Entrada gratuita.

Teatro Cleon Jacques: Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço

Ingressos à venda no Sympla (R$15 e R$ 7,50 meia-entrada).

Dia 24/11, às 20hs – Concerto com Bruno Oliveira

Dia 25/11, às 20hs – Concerto com Duo Mitre

Dia 26/11, às 11hs – Concerto com Pandeirada Orquestra

Dia 26/11, às 19hs – Concerto com Mariana Baraj

Workshops

Inscrições gratuitas através do email fipcuritiba@gmail.com,  as vagas são limitadas.

Dia 24/11 – 14hs

Workshop com Mariana Baraj

Local: Unespar – Campus FAP

Rua dos Funcionários, 1357

 

Dia 25/11 – 10h

Workshop com Luiz Guello

Local: Conservatório de MPB de Curitiba

Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro

Megaidea