Cinema

Sete filmes sobre bandas para assistir neste Dia Internacional do Rock n’ Roll

Por Vanessa R Ricardo

Nesse 13 de julho, Dia Internacional do Rock n’ Roll, trazemos aos fãs do bom e velho rock, sete filmes para assistir neste dia.

Raul – O Início, O Fim e O Meio

O documentário lançado em 2012, com direção de Walter Carvalho, Evaldo Mocarzel e Leonardo Gudel, conta a trajetória de Raul Seixas, cantor e compositor, que fez história na música brasileira, criador da “sociedade alternativa” juntamente do parceiro de composições e amigo inseparável Paulo Coelho. O filme também é uma homenagem ao rock brasileiro e faz um raio X de um dos maiores artistas do rock Brasil, e mostra através de documentos e depoimentos a história desse grande artista.

Disponível da Apple TV.

Elvis – O Filme 

O Rei do rock, falecido em 1977, tinha uma grande paixão pelo cinema, não à toa, participou entre os anos de 1956 a 1969 de 31 filmes. Em julho deste ano (2022), o diretor Baz Luhrmann, estreia o filme Elvis (Austin Butler) que mostra a vida do artista e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento de Elvis com seu controlador, o empresário “Colonel” Tom Parker (Tom Hanks). A cinebiografia conta a história da dinâmica empresarial entre os dois, durante 20 anos de parceria.

Estreia nos cinemas dia 14 de julho. 

Cazuza – O Tempo Não Pára

Lançando em 2004, com direção de Sandra Werneck e Walter Carvalho, o filme tem no elenco Daniel de Oliveira, Marieta Severo e Reginaldo Faria. A cinebiografia conta a história desde o início da carreira de Cazuza, em 1981, sua passagem pelo Barão Vermelho, da carreira solo e suas músicas que falavam dos anseios de uma geração, até sua morte aos 32 anos em 1990. 

Disponível no HBO MAX.

La Bamba 

Filme musical, dirigido por Luis Valdez, em 1987, conta a história da breve carreira do cantor americano, descendente de mexicanos, Ritchie Valens, que morreu vítima de um acidente de avião. O filme conta como a carreira de Ritchie influenciou a vida do meio-irmão Bob Morales e de sua namorada Donna Ludwing.

Disponível no Netflix, Google Play Movies, Microsoft Store e  Apple ITunes.

The Doors – O Filme 

Quem ama o rock e admira a banda The Doors, com certeza já viu o filme e a grande atuação de Val Kilmer. O ator se entregou tanto ao papel de Jim Morrison que quando cantava as músicas confundia até mesmo os integrantes da banda por causa da semelhança vocal. Val Kilmer mergulhou tanto no personagem que precisou passar por auxílio psicológico para se desligar do filme e da história de Jim Morrison. 

O filme lançado em 1991, dirigido por Oliver Stone, conta a história de Jim Morrison até a sua morte em 1971.

Disponível: Apple iTunes, Google Play para comprar ou alugar.

Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story

Documentário de Martin Scorsese, de 2019, mistura fantasia e fatos reais para recontar a turnê histórica de Bob Dylan pelos Estados Unidos em 1975. 

Disponível no Netflix.

The Beatles: Get Back

Peter Jackson, diretor premiado com três Oscar, traz a história documental dividida em três partes. O diretor foi o único nos 50 anos de história dos Beatles, que teve acesso ao acervo particular, com mais de 150 horas de aúdio e mais de 60 horas de cenas registradas em 1969. Todo o conteúdo foi restaurado e  mostra a amizade e a genialidade do quarteto britânico. O documentário mostra pela primeira vez na íntegra, a última apresentação da banda no topo do edifício da Rua Savile Road em Londres, além de canções que fizeram parte dos dois últimos discos dos Beatles. 

Disponível no Disney Plus

Sobre o autor

Vanessa Ricetti Ricardo, jornalista e assessora de imprensa, pós graduada em cinema, desde o início de sua carreira se dedica ao jornalismo cultural. Trabalha como repórter em rádio. Criou em 2013 o Jornal A Cena, onde divulga a arte e a cultura realizada no país.
Posts relacionados
Cinema

Maior fenômeno mediúnico da história terá sua vida contada nos cinemas em Predestinado - Arigó e o Espírito do Dr. Fritz

Cinema

Mostra de Cinemas Africanos acontece em São Paulo e Curitiba a partir de 6 julho

Cinema

"O que fazer quando a tristeza for grande?" estreia no dia 21 em junho pelo YouTube

Cinema

Com direção de Edu Felistoque e Erik de Castro, Amado chega aos cinemas nessa quinta (09)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.