Interaja conosco

Teatro

Selvática ações artísticas, de Curitiba, convoca artistas de cabaré para integrarem a equipe de seu novo projeto

Publicado

em

Com Fomento do PROGRAMA FUNARTE RETOMADA 2023 – TEATRO “Cidade Cabaré: 13 anos de selvática abrindo fendas no concreto da cidade”, intersecção entre cabaré e espaço público é o propulsor da nova criação selvática

 De 22 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024 estão abertas as inscrições para artistas indisciplinares integrarem a equipe de Cidade Cabaré, projeto de pesquisa e criação da Selvática Ações Artísticas, rede coletiva em atuação desde 2011 em Curitiba, referência na investigação do cabaré na América Latina. O projeto terá suas ações compreendidas entre os meses de março e maio de 2024, a convocatória destina-se a artistas das artes cênicas e performáticas, interessados na linguagem do cabaré e em formatos relacionados, como o teatro de variedades, teatro de revista, arte burlesca, vaudeville, ópera bufa, performance art, transformismo, dança grotesca, arte drag (queen, king e queer), teatro de formas animadas, musicaos, circo-teatro, bufão, palhaçaria, arte manifesto, arte monstra, situacionismo, slam, ballroom entre outras possibilidades.

A artista de cabaré e caracterizadora Stéfani Belo aponta: “este projeto vem do desejo do coletivo de retornar às ruas com uma nova criação que possibilite simultaneamente o compartilhamento de procedimentos investigados nestes 13 anos e também na ampliação da rede cabaretera”. Para tal, o processo articula duas etapas de investigação: na primeira fase serão selecionados 10 artistas (com aporte financeiro de R$1000,00) para uma residência criativa de três semanas, onde as selváticas irão compartilhar metodologias desenvolvidas nos últimos anos de atividades, que culminará em um primeiro cabaré criado pelos residentes no espaço público. Após essa fase 4 artistas serão convidados a dar continuidade à pesquisa desenvolvida junto às artistas do coletivo, estes quatro artistas receberão uma bolsa no valor de R$2500,00 mensais.

A proposta principal de Cidade Cabaré, é expandir as ações selváticas para as ruas de Curitiba, como destaca o diretor e cabaretero Ricardo Nolasco, “por muito tempo o cabaré precisou se esconder para que pudesse sobreviver, foi uma linguagem marginalizada pela história oficial das artes cênicas, que o considerou um gênero menor, frente ao teatro dramático europeu. Percebo que muito do reconhecimento que o cabaré tem tido recentemente, vem dele ser uma linguagem da comunicação direta e da urgência, espaço aberto para diferentes reivindicações”. Por isso, a proposta é realizar um processo que aconteça quase integralmente no espaço público, em contato direto com a população. “A ideia é justamente inventar e descobrir cidades outras, além das que já conhecemos. Por meio da ética cabareteira, imaginar mundos menos totalitários”, completa o artista selvático e pesquisador Gabriel Machado.

A convocatória está disponível em português e em Libras, e o formulário pode ser respondido em texto, áudio ou vídeo, também em português ou libras. O projeto conta com duas parcerias importantes neste sentido: a Taé – Libras e Cultura e a Casa Consultoria em Arte e Acessibilidade, que irão acompanhar todas as etapas da criação. “Temos experiências diversas e formas muito particulares de viver e enfrentar a cidade. Por isso nos é importante que a equipe de pesquisa que será formada por meio desta convocatória, articule artistas que trazem diferentes relações com a cidade, seja por questões de mobilidade, enfrentamento à violências e por suas presenças não hegemônicas”, comenta a atriz, palhaça e diretora Má Ribeiro.

Fundada em 2011, a Selvática Ações Artísticas tem realizado residências, oficinas e atualmente organiza a BIC  -Bienal Internacional de Cabaret que terá sua segunda edição no segundo semestre de 2024, que acontece em Curitiba, onde irá receber artistas importantes do cabaré latino-americano. “A gente está feliz demais por ter a oportunidade de conectar com outras artistas o que o estamos fazendo, abrindo, inventando, complexificando, compartilhando, insistindo na última década. Este projeto é um convite para uma selva aberta” finaliza a performer, pesquisadora e coreógrafa Princesa Ricardo Marinelli.

A convocatória está disponível em: https://www.selvatica.art.br/convocatorias

Serviço:

Período de inscrições da convocatória: de 22 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024

Divulgação dos resultados: 15 de fevereiro de 2024

Fase 1 – residência de 3 semanas (março): de 6 a 24 de março de 2024, encontros de quarta a domingo das 14h às 18h.

Mostra/cabaré final fase 1: 24 de março de 2024 (horário a definir)

Fase 2 – laboratório de criação (abril e maio): de 9 de abril até 25 de maio de 2024, encontros de terça a sábado, das 14h às 18h.

Quatro edições de cidade cabaré: datas e horários a serem definidas durante o processo criativo.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro

Megaidea