Saudade é tema de filme lançado em Curitiba

“Uma Saudade Brasileira” é o primeiro projeto audiovisual do Grupo Olho Rasteiro, grupo de teatro de rua sediado em Curitiba desde 2014, e tem a saudade como fio condutor da narrativa. O média-metragem de 65 minutos é constituído por depoimentos reais e respostas poéticas, mesclando documentário e ficção e intercambiando as linguagens teatral e  cinematográfica. Assim, a saudade é investigada poeticamente e esteticamente a partir da amálgama de sentimentos que a própria palavra representa. Saudade como espera, retorno, vazio, memória viva, como pássaro e máquina, que costura o presente, o passado e projeta futuros.

Para realizar o projeto, o grupo contou com a participação dos familiares do elenco: são mães, pais e uma avó que dão rosto a estas saudades. A partir destes afetos, o grupo criou cenas de curta duração tendo a saudade como linha de força entre as narrativas. Todo o processo criativo foi desenvolvido de maneira virtual, com exceção das gravações que ocorreram no  espaço Ave Lola. O trabalho tem a direção de Fernando Vettore, montagem de Larissa de Lima, trilha sonora original de Paulo Chierentini e Fernando Ribeiro e direção de produção de Rana Moscheta. No elenco estão Lucas dos Santos, Paulo Chierentini, Rana Moscheta, Rosane Freire, Tayná Miessa e Vanessa Vzorek.

O filme será exibido pelo canal do Youtube do grupo e ficará em cartaz de 22 de julho a 22 de agosto, de quinta à domingo, sempre às 20h, com acesso gratuito. Logo após a estreia, no dia 22 de julho, o grupo fará um bate-papo com o público para partilhar o processo.

O projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.

SERVIÇO:

Uma Saudade Brasileira – 22 de julho a 22 de agosto com transmissão no Youtube do Grupo Olho Rasteiro.

Quinta a domingo às 20h.

Gratuito.

Bate-papo – 22 de julho logo após a exibição do filme.

Ficha Técnica:

Direção: Fernando Vettore

Roteiro: Larissa de Lima e Fernando Vettore

Atuação e dramaturgias: Lucas dos Santos, Paulo Chierentini, Rana Moscheta, Rosane Freire, Tayná Miessa e Vanessa Vzorek

Dramaturgista: Fernando Vettore

Depoimentos: Elsa Godoi, Gildelice Carneiro, Marcos Moscheta, Marly Vzorek, Noriko Nagamatsu, Paulo Roberto Alves

Iluminação: Alan Cristian

Cenário e Figurino: Paulo Vinícius

Trilha Sonora Original: Fernando Ribeiro e Paulo Chierentini

Captação de Áudio: Breno Monte Serrat

Gravação, Mixagem e Masterização: Estúdio Palacete Popular

Câmera e Montagem: Larissa de Lima

Designer Gráfica: Adriana Alegria

Direção de Produção: Rana Moscheta

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios