Interaja conosco

Literatura

Resenha: Raíssa de Bárbara Wieler

Publicado

em

Por Igor Horbach

A literatura brasileira vem ganhando força ao passar dos anos, seja pela valorização cultural que emerge das novas gerações ou pela qualidade das novas narrativas. Não que as obras antigas não tenham qualidade, mas é nítida a evolução de nossos escritores a cada nova obra. Digo isso como resenhador crítico e como escritor. 

Contudo, é fato que ainda seguimos moldes internacionais, principalmente pela forte influência cultural que recebemos de outros países como uma herança pela ‘colonização’ e investimentos estadunidenses. Os best-sellers continuam sendo os mais vendidos e consumidos pela população leitora do país e consequentemente a forma como se constrói as narrativas brasileiras. 

Já Raíssa, da jovem escritora curitibana Bárbara Martins Wieler, essa influência se rompe bruscamente. O livro é completamente construído através de pequenos relatos de momentos específicos da personagem que aos poucos vão tecendo a história. Embora a formatação escolhida tenha me causado certa confusão na linha cronológica, é nitidamente um legado deixado pelos modelos internacionais narrativos. 

Mesmo sendo um livro de estreia da autora, a forma como a mesma escolheu para nos contar a vida de Raíssa é surpreendente. É preciso certa concentração e quebra de estigmatização para entrar no feeling da autora e se deixar levar pela história, o que pode ser um empecilho para certos leitores tradicionais. 

Raíssa é uma jovem peculiar com sentimentos à flor da pele que vive intensamente e rompe com paradigmas da sociedade à medida que aprende sobre o patriarcado imposto pelos homens. É através dos percalços que ela mesma cria diante de seus amores não correspondidos e das vivências com familiares que vamos descobrindo uma mulher poderosa, mas ao mesmo tempo fragilizada que busca o autoconhecimento e se firmar, seja lá em qual for o lugar, desde que lhe traga a estabilidade que tanto necessita. 

É um livro para se ler em um dia se você já está acostumado com leituras reflexivas que atingem diretamente o seu íntimo. Caso contrário, você precisará de alguns dias entre as páginas para que possa absorver tais palavras que podem dizer muito sobre si. 

O livro está disponível para compra no site da Editora InVerso: https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/ra%C3%ADssa 

Resenha oferecida pela Editora InVerso.

 

É autor, ator, dramaturgo e produtor brasileiro. Nascido em Tangará da Serra – MT, publicou seu primeiro livro aos 14 anos e o segundo aos 16. Em 2017 se mudou para Curitiba onde iniciou sua carreira de ator, produtor e dramaturgo. Em 2019, produziu e dirigiu a serie Dislike. Em 2020 publicou seu drama de estreia, Cartas para Jack. Em 2021 lançou a série de contos intitulada Projeto Insônia.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea