Eventos

Museu Paranaense promove curso de língua e cultura kaingang

O Museu Paranaense (MP) está com inscrições abertas para o curso de Língua e Cultura Kaingang, que se inicia no dia 3 de abril e vai até 26 de junho de 2019. As aulas são às quartas-feiras, das 17h às 19h, no auditório José Loureiro Fernandes. O curso será ministrado pelo pedagogo Florêncio Rekayg Fernandes, indígena nascido na Terra Indígena Rio das Cobras no município de Nova Laranjeiras (PR). Os interessados podem acessar o formulário de inscrição em bit.ly/lingua_kaingang.

A responsável pelo Setor de Antropologia do MP, Maria Fernanda Maranhão, explica que 2019 é o Ano Internacional das Línguas Indígenas celebrado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com ações voltadas para a preservação, revitalização e promoção das línguas indígenas no mundo. “Dentro dessa perspectiva de conscientização da população para o direito dos povos originários à sua diversidade linguística e cultural, oferecemos este curso para o público em geral possa se aproximar deste universo tão pouco conhecido pelos paranaenses”.

Indígena kaingang, Florêncio Rekayg Fernandes conta que ministrou vários cursos para professores indígenas e não indígenas das escolas indígenas do Estado. “Acredito que as minhas iniciativas de valorização e fortalecimento da cultura kaingang para a sociedade não indígena só vêm a contribuir no combate ao preconceito, valorizando sempre o trabalho coletivo e as práticas do meu povo”, comentou.

Desde os primeiros contatos com a escola, Florêncio sentiu necessidade de se aprofundar e adquirir conhecimento dos não indígenas para conseguir contribuir com o seu povo. “Na aldeia ingressei na pré-escola com professores indígenas, visto que, a minha primeira língua foi a materna. Concluí a 4ª série e após essa fase os meus pais me matricularam numa escola fora da aldeia, na cidade, para dar continuidade ao ensino fundamental (anos finais) e o ensino médio”, relembra.

Por orientação de professores não indígenas e das próprias lideranças indígenas, Florêncio teve a oportunidade de dar aulas na mesma escola onde estudou na infância. E desde então, conta, não parou mais. Iniciou com a formação para o Magistério, depois licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Católica Diocesana do Sudoeste do Paraná (UNICS), em Palmas (PR), em seguida especialização em Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional na Faculdades Integradas Camões (FICA), em Curitiba (PR) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Hoje é doutorando em Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador pedagógico na Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Este evento integra o Abril Indígena do Museu Paranaense. A programação prevê uma mesa-redonda sobre arte contemporânea indígena e apresentações dos povos Fulni-ô durante o mês de abril.

Serviço

Curso de Introdução à Língua e Cultura Kaingang com Florêncio Rekayg Fernandes

Aulas: 03/04, 17/04, 24/04, 31/04, 08/05, 15/05, 22/05, 29/05, 05/06, 12/06, 19/06 e 26/06

Horário: 17h às 19h

Carga Horária: 24 horas

Inscrições: bit.ly/lingua_kaingang

Taxa: R$ 10 (isenção para indígenas, estudantes da rede pública e cotistas)

Local: Auditório José Loureiro Fernandes – Museu Paranaense

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.

(41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br

Crédito foto: divulgação

Posts relacionados
Eventos

Bar Crossroads relembra festival do Dia Mundial do Rock em evento gratuito neste domingo (7) com música, gastronomia e chopes

Eventos

3ª Vinil Fest reúne discos, música e gastronomia numa festa para toda a família

Eventos

Curitiba terá celebração gratuita na rua do aniversário do bruxinho Harry Potter neste domingo (31)

EventosRio de Janeiro

Texto dramatúrgico Sortilégio de Abdias Nascimento, ganha nova edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.