Interaja conosco

Teatro

Movimento sobre a Cidade estreia no Mini Guaíra

Publicado

em

Como corpos plurais percebem e se movimentam pela cidade? Eles a definem? Cia Ilimitada estreia novo trabalho no Miniauditório do Teatro Guaíra, dia 16 de março. Entrada Gratuita

Por Assessoria

Movimentos Sobre a Cidade é a nova realização da Cia ilimitada que reúne três jovens artistas no elenco e uma equipe de criação experiente que tem como foco investigar a criação da dramaturgia e composição musical autoral, a partir da vivência de seus corpos na cidade.  

O espetáculo performático, com estética contemporânea integra profissionais do teatro, da música e dança em um trabalho de criação colaborativa, que parte do improviso. O resultado é um texto inédito e provocativo que expressa uma linguagem própria. 

A estreia será no dia 16 de março, às 20h, no Miniauditório do Teatro Guaíra, que foi adaptado e reformado especialmente para este trabalho, em Curitiba. A entrada é gratuita

Voltado ao público adulto, o espetáculo traz uma narrativa visceral que se inscreve em polirritmias, imagens, textos e movimentos não lineares conectados pelo encantamento e o desejo de reinventar a existência, ultrapassando a lógica da normatização e a tentativa de apagamento das ancestralidades, sobretudo indígenas e africanas.  

Os atores não contam uma história, a partir de suas vivências criam uma poética ficcional e encantada, expondo suas trajetórias como forma de resistir a tentativa sistemática e violenta de torná-las invisíveis. Trazem para a cena questões que os atravessam. Não respondem e nem concluem, mas propõem investigação e questionamentos para que o público se relacione com a experiência viva. 

A montagem investiga a encruzilhada, as esquinas e os espaços de plenitude, para além do projeto monocultural imposto pelo colonialismo, assim como o conceito de descolonização como prática social e ação inventora de novas possibilidades de escuta e olhares.  

“Movimentos Sobre a Cidade nasceu de muitos movimentos. Surgiu de forma virtual durante o isolamento, imposto pela pandemia, e teve seu primeiro encontro presencial em uma oficina de dramaturgia, ministrada pelo diretor Marcio Abreu (Companhia Brasileira de Teatro), na Biblioteca Pública do Paraná, em agosto de 2022”, conta o diretor Marcio Juliano. 

O livro Fogo no Mato, A Ciência Encantada Das Macumbas, de Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino, foi a principal referência usada no processo criativo como fonte de pesquisa. Ele propõe uma interpretação do Brasil a partir do conhecimento acumulado na macumba e em outros saberes populares.  

“Enjaulados em hospícios de concreto, desencantados de um mundo sem terreiro, condecorados com tarjas pretas, eufóricos desmedidos, silenciosos deslocados, nós andamos precisados de ouvir o caos.” (Trecho destaque do livro de Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino). 

 “Voltar a ocupar um espaço público e construído para o fazer artístico, como o Teatro Guaíra, é importante para a continuidade das produções paranaenses e para a classe trabalhadora da Arte e da Cultura em Curitiba”, ressalta Marcio Juliano, referindo-se ao apoio recebido do espaço para os ensaios do projeto. 

Movimentos Sobre a Cidade tem direção e dramaturgia de Marcio Juliano, orientação de dramaturgia de Marcio Abreu, luz e assistência de direção de Nadja Naira, direção de movimento e figurinos de Carmen Jorge, direção musical de Gilson Fukushima, textos de Manuella Prestes, Elton Louis e Noe Carvalho, músicas de Elton Louis, Noe Carvalho e Marcio Juliano. Produção e Realização: Cia ilimitada. 

Além das apresentações abertas e gratuitas no Miniauditório do Teatro Guaíra, de 16 a 26 de março, o projeto também oferece apresentações voltadas aos alunos da rede pública do Ensino Médio de Curitiba e Região Metropolitana.  

Na sequência, o espetáculo seguirá em temporada, de 29 de março a 1º de abril, no Teatro da Caixa Cultural, dentro da MOSTRE CURITIBA, como parte da programação da 31ª edição do Festival de Teatro.  

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. INCENTIVO: EBANX 

Apoio: Fábrika Pães e Café, Padaria América, Centro Cultural Teatro Guaíra e Agência Esfera. 

 

Redes Sociais: @ciailimitada (Instagram) https://www.facebook.com/ciailimitadacuritiba 

Ficha Técnica (completa) 

 

Elenco: Elton Louis, Manuella Prestes e Noe Carvalho  

Direção e dramaturgia: Marcio Juliano 

Orientação de dramaturgia: Marcio Abreu 

Textos de Elton Louis, Manuella Prestes e Noe Carvalho 

Músicas de Elton Louis, Noe Carvalho e Marcio Juliano 

Iluminação e colaboração criativa: Nadja Naira 

Direção de movimento, figurinos e colaboração criativa: Carmen Jorge 

Direção musical: Gilson Fukushima 

Design Gráfico: Adriana Alegria 

Fotografia: Luana Navarro 

Assistência de Produção: Bruna Bazzo 

Montagem e Operação de Luz: Wagner Corrêa 

Estagiários: Davi Corrêa e Nicolas Caos 

Vídeos de registro e divulgação: Alan Raffo 

Assessoria de Comunicação: Glaucia Domingos 

Produção e Realização: Cia ilimitada 

 

Serviço 

O que: Espetáculo Movimentos Sobre a Cidade 

    TEMPORADA Miniauditório do Teatro Guaíra (Rua Amintas de Barros,    

     s/nº – Centro) – 68 lugares 

Quando: Dias 16, 17 e 18 de março (quinta, sexta e sábado, às 20h) 

               Dia 19 (domingo, às 19h) 

               Dias 23, 24 e 25 (quinta, sexta e sábado, às 20h) 

                   Dia 26 (domingo, às 19h)  

                     

TEMPORADA Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro) – 125 lugares 

Quando: 29 de março a 1º de abril (quarta a sábado), às 19h 

Ingresso: gratuito 

Classificação: 16 anos

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea