Exposição

MIS-PR abre a exposição “Ilhas da Imaginação” em comemoração aos seus 50 anos

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) dá prosseguimento, na próxima terça-feira (17/12), à programação comemorativa aos seus 50 anos, com a abertura da exposição “Ilhas da Imaginação”, que toma como ponto de partida o acervo tridimensional da instituição. A coleção conta hoje com aproximadamente mil itens, entre eles câmeras fotográficas, filmadoras, moviolas, toca-discos, vitrolas, televisões, projetores e muitos outros equipamentos ligados às áreas de cinema, fotografia, rádio e televisão, doados ao museu pela comunidade, veículos de comunicação e instituições locais.

A exposição propõe um percurso que parte desse acervo, passa por dados históricos, técnicos e curiosidades e segue por uma corrente que guiará o público para memórias e invenções a partir do imaginário que se constrói ao redor do passado junto à História.

Para a curadora da exposição, Ana Málaga, “adentrar o acervo de um museu é como chegar a uma ilha desconhecida, entrar em um terreno labiríntico que se abre e se desdobra. Os objetos são como âncoras, têm peso, cheiro e textura, nos dizem algo sobre onde estamos. De alguma forma nós sabemos o que é tudo isso e para que serve. Podemos saber suas marcas, modelos, país de origem, como funcionam, e até aí estamos em águas límpidas e transparentes. Mas os portais que esses maquinários abrem em nossas mentes levam a áreas mais profundas: Quem tirou fotos com essa câmera fotográfica? Que músicas foram ouvidas nessa radiola? Esse projetor exibiu quais filmes? Essa televisão ocupou que casa, que notícias trouxe a seus residentes? As perguntas – e as respostas possíveis – são infinitas.”

Sobre os 50 anos do MIS-PR, a diretora da instituição, Cristiane Senn, diz que este aniversário é “uma oportunidade de entrever uma trajetória, fincar os pés no chão, definir algumas bases de continuidade, propor novas brechas de possibilidades”. Ela acrescenta que nada mais é oportuno do que “partir de seu riquíssimo acervo tridimensional, olhar para os objetos que viabilizaram ao longo do tempo o registro e a transmissão dos sons e das imagens do mundo – as quais o museu tem por função preservar – e, a partir deles, repensar a realidade.”

Serviço

Abertura da exposição “Ilhas da Imaginação”

Dia 17 de dezembro de 2019 às 19h

Período expositivo: até 5 e abril de 2020

Sala de exposições (piso superior) do MIS-PR

Entrada Gratuita

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro. Curitiba/PR

(41) 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br

Posts relacionados
Exposição

Infinitos Campos Gerais abre exposição com artistas residentes

Exposição

Um jardim encantado em Curitiba

Exposição

Maior jardim de esculturas público do Brasil, com obras de João Turin, vai completar um ano

Exposição

Grupo de artistas inaugura a mostra Univers9 no MuMA neste sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.