Interaja conosco

Exposição

MIS-PR abre a exposição “Ilhas da Imaginação” em comemoração aos seus 50 anos

Publicado

em

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) dá prosseguimento, na próxima terça-feira (17/12), à programação comemorativa aos seus 50 anos, com a abertura da exposição “Ilhas da Imaginação”, que toma como ponto de partida o acervo tridimensional da instituição. A coleção conta hoje com aproximadamente mil itens, entre eles câmeras fotográficas, filmadoras, moviolas, toca-discos, vitrolas, televisões, projetores e muitos outros equipamentos ligados às áreas de cinema, fotografia, rádio e televisão, doados ao museu pela comunidade, veículos de comunicação e instituições locais.

A exposição propõe um percurso que parte desse acervo, passa por dados históricos, técnicos e curiosidades e segue por uma corrente que guiará o público para memórias e invenções a partir do imaginário que se constrói ao redor do passado junto à História.

Para a curadora da exposição, Ana Málaga, “adentrar o acervo de um museu é como chegar a uma ilha desconhecida, entrar em um terreno labiríntico que se abre e se desdobra. Os objetos são como âncoras, têm peso, cheiro e textura, nos dizem algo sobre onde estamos. De alguma forma nós sabemos o que é tudo isso e para que serve. Podemos saber suas marcas, modelos, país de origem, como funcionam, e até aí estamos em águas límpidas e transparentes. Mas os portais que esses maquinários abrem em nossas mentes levam a áreas mais profundas: Quem tirou fotos com essa câmera fotográfica? Que músicas foram ouvidas nessa radiola? Esse projetor exibiu quais filmes? Essa televisão ocupou que casa, que notícias trouxe a seus residentes? As perguntas – e as respostas possíveis – são infinitas.”

Sobre os 50 anos do MIS-PR, a diretora da instituição, Cristiane Senn, diz que este aniversário é “uma oportunidade de entrever uma trajetória, fincar os pés no chão, definir algumas bases de continuidade, propor novas brechas de possibilidades”. Ela acrescenta que nada mais é oportuno do que “partir de seu riquíssimo acervo tridimensional, olhar para os objetos que viabilizaram ao longo do tempo o registro e a transmissão dos sons e das imagens do mundo – as quais o museu tem por função preservar – e, a partir deles, repensar a realidade.”

Serviço

Abertura da exposição “Ilhas da Imaginação”

Dia 17 de dezembro de 2019 às 19h

Período expositivo: até 5 e abril de 2020

Sala de exposições (piso superior) do MIS-PR

Entrada Gratuita

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro. Curitiba/PR

(41) 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea