M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, estreia no Netflix

O filme faz uma reflexão sobre o racismo e morte de jovens negros no Brasil

Por Vanessa Ricetti Ricardo

Eu tenho uma paixão inexplicável pelo cinema, não é a toa que fiz pós em cinema e tive o privilégio de trabalhar em algumas produções realizadas em Curitiba. Esse tempo ficou para trás, e nos dias de hoje me dedico a escrever também sobre a sétima arte.

Tem uma frase que descreve o cinema, e pra mim ela é perfeita,  dita por Sergei Eisenstein, um dos mais importantes cineastas soviéticos. Ele dizia que o Cinema era a janela para alma. É claro que os filmes têm um papel importante no entretenimento, mas eu particularmente, gosto daqueles me tocam de alguma maneira.

Estava bem ansiosa para ver o filme brasileiro, do diretor Jeferson D, “M8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, lançado no Netflix, na última semana de fevereiro. O filme baseado no livro homônimo de Salomão Polakiewic, conta a história de Maurício (Juan Paiva), um jovem negro cotista que passou no curso de medicina. Após ter sonhos e visões com o cadáver M8, disponível para as aulas de anatomia, Maurício busca descobrir a origem do corpo.

O longa brasileiro escancara o racismo em todas as suas formas, é impossível não ficar desconfortável com as cenas de racismo e preconceito velado. Uma das cenas que mais me impactaram e quem tem muita força dramatúrgica é o dialogo entre Maurício e sua mãe. Que fala das dificuldades de ser negro em um país como o Brasil.

No filme Jeferson D, tratou a morte de uma maneira leve e positiva e traz para a tela temas como fé, união e ancestralidade. Além disso, o filme fala da violência e da negligência mesmo depois da morte.

M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, é um filme necessário então coloque na sua lista de filmes a assistir. Depois me fale o que achou.

Elenco

Juan Paiva e Mariana Nunes são os protagonistas da história, e trazem para a cena a relação de mãe e filho. O longa também conta com participações mais que especiais com a presença de Zezé Mota, Léa Garcia, Tatiana Tibúrcio, Ailton Graça, Raphael Logam, Rocco Pitanga e Lázaro Ramos.

Sinopse:

Maurício começa a estudar na renomada Universidade Federal de Medicina. Em sua primeira aula de anatomia, ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só pode ser desvendado depois que ele enfrentar suas próprias angústias.

Crédito fotos: Divulgação

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios