Evento tem espetáculos de teatro gratuitos para crianças em Curitiba

Apresentações acontecem dentro da primeira edição da Mostra Claudete Pereira Jorge

Entre os meses de junho e julho de 2019, acontece a primeira edição da Mostra Claudete Pereira Jorge, mostra cultural com programação que contempla atrações de teatro, dança, cinema, música. Toda a programação é gratuita e o público contribui com o valor puder e quiser. Entre os destaques do evento está uma série de espetáculos teatrais para crianças, que também estarão em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge.

“Enquanto A Chuva Cai” é um espetáculo interpretado em Libras e Português e acessível para surdos e ouvintes, simultaneamente, de todas as idades. Ele narra a história de duas crianças que se encontram em meio a guerra, dentro de uma casa em ruínas. O menino utiliza a língua portuguesa, enquanto a menina sinaliza através da Libras. Nesta guerra, um amigo é como uma fonte no deserto. A barreira linguística, portanto, não pode ser um empecilho para que se tornem amigos e cúmplices na luta pela sobrevivência.

“O Ceú de Mahura” apresenta na cena dois personagens, que cantam, tocam instrumentos e empurram um veículo inusitado, carregado de diversos objetos curiosos. Enquanto separam alguns materiais para reciclagem, transformam este carrinho em um incrível cenário para representar a história da moça trabalhadeira. Inspirado na mitologia africana, o espetáculo conta a história de Mahura, a filha da terra, a que tem como dom o trabalho. A jornada da boneca Mahura é repleta de aventuras, ela se desafia e sai em busca de conhecer outras terras e costumes, adquire outros saberes e descobre novas formas de se relacionar com o trabalho, a comunidade e o meio ambiente. A direção é de Marcio Juliano Silva e Richard Rebelo, que também integram o elenco.

Já o espetáculo “O Colecionador de Histórias” fala de um viajante que anda pelo mundo conhecendo pessoas, países, culturas e costumes. Este espetáculo traz a ideia de brincar de faz de conta, dar asas a imaginação e vida aos personagens. Tudo isso sai de dentro de três únicas malas, utilizadas pelos dois atores. O Colecionador é um viajante que anda pelo mundo dia e noite, noite e dia, com os pés no vento e o vento nos pés. Em seu caminho, encontra figuras como Leleca, o Capitão do Mar, o Tio Azul, a vovó Chiquinha e muitos outros personagens que o acompanham em seus cantos e contos. O destaque no elenco, é para o grande ator Luthero Almeida, veterano da cena teatral paranaense.

Todas as atrações são gratuitas, com contribuição voluntária, em que o público contribui com o valor que puder e quiser. A distribuição de senhas inicia 1 hora antes de cada sessão.

Serviço:

TEATRO PARA CRIANÇAS

No Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge

(Rua Presidente Carlos Cavalcantti, 1.222, São Francisco)

ENQUANTO A CHUVA CAI – Cia. Fluctissonante

Dias 15 e 16/jun às 15h

O COLECIONADOR DE HISTÓRIAS – Teatro de Imaginação

Dia 22/jun às 15h

O CÉU DE MAHURA Imã Produções

Dia 23/jun às 15h

Sobre a Mostra Claudete Pereira Jorge

Até o dia 07 de julho de 2019, mais de cem artistas irão se reunir para compor a programação da Mostra Claudete Pereira Jorge, que contempla espetáculos de teatro, dança, música, além de exposição de fotos da artista, oficina formativa, exibições cinematográficas e leituras cênicas. As ações acontecem no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, em Curitiba. Claudete Pereira Jorge (1954-2016) nasceu em Ponta Grossa, e com 20 anos, recém-chegada em Cascavel, foi convidada para substituir uma atriz que havia faltado em um ensaio. Foi o que bastou para que daquele dia em diante, substituindo em definitivo a outra atriz, demonstrasse o talento nato que sempre teve para o teatro. Desde o início da carreira integrou a NBP Produções, atuando e dirigindo em diversas montagens da produtora ao longo de 20 anos, junto a Nautilio Portela. Paralelamente, esteve em diversos espetáculos curitibanos: com a direção de nomes como Manuel Carlos Karan, Antônio Carlos Kraide, Oraci Gemba, Ademar Guerra, Felipe Hirsch e Marcelo Marchioro, tendo ganhado duas vezes, por espetáculos com direção de Marchioro, o Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz. Além de atuar nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, foi – a convite da primeira Bienal de Arte Contemporânea de Tessalônik na Grecia – apresentar o Canto I da Ilíada de Homero em Atenas, Berlim, Skopje e Amsterdam. Claudete Pereira Jorge deixou um legado incalculável, que merece ser respeitado, lembrado e aplaudido pelas futuras gerações das artes cênicas do Brasil.

FICHA TÉCNICA DA MOSTRA

CURADORIA e PRODUÇÃO: Helena de Jorge Portela, Igor Augustho e Nautilio Portela.

REALIZAÇÃO: Cia. Fluctissonante, Pomeiro Gestão Cultural e NBP Produções.

PRODUTOR TÉCNICO: Eduardo Neto.

PRODUÇÃO EXPOSIÇÃO CLAUDETE e EXIBIÇÕES CINEMATECA: Nautilio Portela, Sara J. Santos.

ESTAGIÁRIOS DE PRODUÇÃO:Fernanda Peyerl, Flavia Medeiros, Izadora Figueiredo e Luiz Henrique Pires

TRADUTORES LIBRAS: Talita Sharon Simões, Peterson Simões e Daiane Ferreira

IDENTIDADE VISUAL e VIDEOMAKER: Chico Paes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Luísa Bonin (Platea Comunicação e Arte) e Mariane Antunes.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios