Crianças aprendem com personagens a cuidar do Meio Ambiente

Entre as diversas ações desenvolvidas para marcar a Semana do Meio Ambiente, cerca de 500 crianças de 6 a 11 anos de idade, de Curitiba e Região Metropolitana, estão aprendendo brincando como podem colaborar para reduzir os danos ao planeta. A Associação Cultural Casa da Árvore, em parceria com o Ministério da Cultura, Sanepar e Copel, está apresentando, desde segunda-feira, o espetáculo musical Dr. Eco para alunos de escolas de Araucária (04/06), Curitiba (05/06), Campo Largo (06/06), Colombo (07/06) e São José dos Pinhais (08/06).

A peça propõe ações simples que, se seguidas à risca, podem mudar a realidade do planeta. A atriz e produtora cultural Renata Voltolini antecipa que o Doutor Eco faz uma consulta ao planeta Terra e diagnostica os problemas de poluição e violência vendo que é necessário fazer uma cirurgia para extrair o lixo e as armas. Para a manutenção da saúde da Terra, o médico prescreve uma receita em que são dadas dicas de como cuidar do Planeta.

As ações são fáceis e acessíveis: não jogar lixo no chão, reciclar, não cortar as árvores, não destruir as florestas, não desperdiçar água, não desperdiçar alimentos, não maltratar os animais e respeitar as pessoas, de forma geral. Quando as crianças percebem que podem colaborar efetivamente com isso, o entusiasmo e a interação contaminam a plateia.

“Neste momento as crianças reagem e falam da situação do país, da greve dos caminhoneiros, da briga por combustível nos postos. Isso mostra como as crianças estão observando tudo o que acontece à sua volta. Maricota, uma das personagens, com a receita para salvar o planeta em mãos, sai em busca de aplicar o que aprendeu, mas um vilão a ataca e rouba a fórmula”, conta a produtora. A plateia, solidária, se oferece para ajudá-la a recriar o que foi dito pelo Doutor Eco. “Todas as dicas são reforçadas e percebe-se que muitas mais surgem por iniciativa das próprias crianças”, conclui Renata.

Serviço:

Peça de Teatro Infantil: Doutor Eco

Entrada: Gratuita

Data: 04 de junho

Local: Araucária (Teatro da Praça)

Horários: 9:15 e 14:00

Data: 05 de junho

Local: Curitiba (Escola Municipal Santa Águeda)

Horários: 10:20 e 13:45

Data: 06 de junho

Local: Campo Largo (Escola Municipal Dona Fina)

Horários: 10:00 e 13:00

Data: 07 de junho

Local: Colombo (Escola Municipal Zilda Arns)

Horários: 10:00 e 13:15

Data: 08 de junho

Local: São José dos Pinhais (Escola Municipal Eugênia da Cruz Santos Talamini)

Horários: 8:30, 10:30, 13:30 e 15:15

Maiores Informações:

(41) 99202-1547 | accacultural@gmail.com

http://accacultural.wixsite.com/accacultural

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *