Interaja conosco

Cinema

Começa quarta-feira a 12ª edição do Olhar de Cinema

Publicado

em

A 12ª edição do Olhar de Cinema terá sessão especial na Ópera de Arame

A partir desta quarta-feira (14) todos os olhares se encontram em um dos principais festivais de cinema independente do país.  O 12° Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba volta para agitar a cidade e celebrar a sétima arte, trazendo o que de mais novo e desafiador tem sido produzido no Brasil e no mundo, além de resgatar clássicos e autores que deixaram suas marcas e merecem ser conhecidos e revisitados. De 14 a 22 de junho, as salas do Cine Passeio e do Cineplex Novo Batel receberão o público para conferir uma seleção de variados títulos dos mais diversos países, com formatos, linguagens e temáticas inovadoras e que provocam a curiosidade e o debate.

A Ópera de Arame, um dos símbolos da cidade de Curitiba, será o palco da abertura do evento, com a exibição do longa-metragem “Casa Izabel”, dirigido por Gil Baroni e roteirizado por Luiz Bertazzo, repetindo a parceria depois do sucesso de “Alice Junior”. No elenco, nomes como Luís Melo, que estará presente na sessão; Andrei Moscheto; Fábio Silvestre; Jeferson Ulbrich e Luiz Carlos Pazello, grande nome da cena teatral local falecido no início do ano. É a primeira vez que uma produção local abre o festival, ainda mais em um lugar tão especial e com capacidade para mais de mil pessoas.

E o resto do Brasil não ficará de fora já que, além das exibições presenciais, o festival preparou exibições on-line através de uma parceria firmada com o Itaú Cultural Play. Tendo em vista a importância da descentralização e reforçando um dos grandes objetivos do festival: exibir filmes que as pessoas não poderiam ver em uma sala comercial, de 20 de junho a 4 de julho, vários curtas brasileiros estarão disponíveis na plataforma de forma gratuita. “Essa é uma das coisas que ficou da importância do híbrido, da importância do online. E é importante estarmos presente nas salas de cinema, sim, porque a gente surgiu como festival para isso, mas também ter essas outras janelas para os filmes que aqui passam”, destacou Antonio Gonçalves Jr., diretor artístico do festival.

Entre os quase 90 filmes selecionados pela comissão de curadoria formada por Camila Macedo, Carla Italiano, Carol Almeida, Eduardo Valente, Gabriel Borges, Giulia Roberta, Gustavo Pinheiro, Kariny Martins e Marisa Merlo, o público do festival terá a chance de conhecer filmes nacionais e internacionais que se arriscam, tanto em relação à sua forma ou em relação à temática. Filmes que marcaram época e ainda são referência também marcam presença por meio das mostras Olhares Clássicos e da Olhar Retrospectivo, que este ano homenageia o diretor David Cronenberg.

Segundo Antonio Gonçalves Jr. o momento é de celebração. “Agora estamos diante de um cenário completamente diferente daquele do ano passado. Há menos receio de sair e a sala cinema volta a ser um lugar de encontro, troca de ideias e aquele espaço único de experiência coletiva com uma obra cinematográfica”, disse. “Além disso, estamos vendo a cultura voltar, com o retorno do Ministério da Cultura, da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual; com investimentos reais no setor. Então, é a celebração de um momento em que estamos muito otimista com o futuro do audiovisual e do cinema brasileiro”, completou o diretor artístico.

A programação do festival ainda conta com atividades paralelas que discutem o cinema e com muitas delas serão transmitidas ao vivo e on-line. Para conhecer a programação completa, basta acessar o site do evento.

Os ingressos para as exibições já estão à venda. Para as sessões  para Cineplex Batel, só podem ser adquiridos on-line, direto no site www.olhardecinema.com.br. Já para as sessões no Cine Passeio os ingressos devem ser adquiridos direto na bilheteria ou pelo site ingresso.com.

Os ingressos custam R$14 (inteira) e R$7 (meia)

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea