Interaja conosco

Opinião

Beetlejuice Uma Grata Surpresa

Publicado

em

Grata surpresa.

Não sou afeito a musicais. E não por razão de um viés intelectual-conservador, mas pela forte estrutura de entretenimento do gênero.

Tais espetáculos possuem, na sua maioria, inúmeros pontos de distração para encobrir a escassa substância cênica.

Tudo gira. Nada mergulha.

Mormente, os atores são lançados em segundo plano.

Como se a função deles fosse apenas conectar as passagens estruturais.

Fui assistir Beetlejuice (o espetáculo seguirá para São Paulo).

E segui com a perspectiva certeira da mera distração, sem maior pretensão.

Entretanto, a despeito dos persistentes entraves de qualquer espetáculo musical, haja vista termos excesso de canções, movimentações desarrazoadas e justificativa do investimento, Beetlejuice caminha, ao menos, de maneira contrária na afirmação do ator.

Provavelmente por razão da direção realizada por Tadeu Aguiar, ator de origem, e a excelente escolha do elenco principal.

Os atores e atrizes responsáveis pela história são de coxia e trazem à obra respeito à interpretação, mitigando a narrativa frenética dos musicais.

É óbvio que há músicas e passos coreográficos em dobro do necessário, mas temos inúmeros momentos de destaque nas atuações.

Por todos, destaco Eduardo Sterblitch, Ana Luiza Ferreira, Marcelo Laham e Helga Nemetik. O quarteto faz esquecer, por alguns instantes, estarmos diante de uma tradicional montagem de um espetáculo musical. Os demais atores e atrizes do contundente elenco realizam boa performance, mas o quarteto opera de forma diferenciada. A boa adaptação, solta e completamente entregue ao contexto brasileiro, deixa a obra com ares de stand UP comedy, no melhor dos sentidos. Há nítidos elementos da comédia em pé, em reforço à estrutura cênica, sem descurar da perspectiva teatral. Entretanto, o que se apresenta “improviso” é marcado. E está tudo certo.

A orquestra é muito bem regida, com extrema relevância à encenação, e os músicos são qualificados. A luz e o figurino auxiliam na dramaturgia, e o cenário, mesmo sem comprometer, poderia trazer mais elementos estéticos e inventivos, pressupondo, sobretudo, o valor investido.

Com todo meu máximo respeito, não é uma experiência Teatral. Mas de forma diferente dos outros espetáculos do referido gênero, Beetlejuice encontra um caminho para atender múltiplas necessidades de plateias distintas.

Uma introdução ao Teatro, um entretenimento competente, atores, bailarinos, cantores, músicos, diretor e regente eficientes, além de um bastidor gigantesco sobrevivendo da arte.

Um espetáculo para ser visto com leveza e compreensão.

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea