Alessandra Leão traz seu novo show a Caxa Cultural Curitiba

Alessandra Leão, cantora, percussionista e compositora pernambucana é a atração da Série Solo Música na próxima terça, dia 26 de novembro, às 20 horas, na CAIXA Cultural de Curitiba. A artista vive uma fase intensa em sua vida. Este show acontece imediatamente após uma turnê pela América do Norte, propiciada pela indicação ao Grammy Latino na categoria Raiz. É a estreia em território brasileiro do seu show solo, um desejo antigo da cantora e que foi estimulado pelo convite para se apresentar na Série. Em Curitiba, além do show ela realizará no dia 25, segunda=feira, às 19 horas, uma oficina no Conservatório de MPB.

“Alessandra Leão tem se destacado há alguns anos pela sua qualidade cm cantora e também pelas opções artísticas que faz, por sua música que ao mesmo tempo traz uma sonoridade contemporânea, reverencia a tradição”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música. O convite a Série fez com que ela produzisse algo novo, na qual segundo ela própria está “aparentemente sozinha no palco”. Alessandra convidou Caçapa para a direção musical e João Batista Júnior para a direção cênica e juntos assinaram o roteiro. “Solo é sobre origem, sobre caminho, sobre caminhar e, sobretudo, sobre não estar só”, diz ela. No repertório, músicas do Nordeste do Brasil, tradicionais e de compositores como Odete de Pilar e Zé Neguinho do Coco. Cirandas, cocos, toré, pontos e chegança, além de algumas composições da artista.

 

Talento e ousadia

 

Alessandra Leão nasceu no Recife e iniciou sua carreira musical em 1997, integrando o grupo Comadre Fulozinha. Seu primeiro trabalho autoral veio em 2006 com o elogiado CD “Brinquedo de Tambor”, produzido e arranjado em parceria com o violeiro e compositor Caçapa. Em 2008, produziu o CD do projeto “Folia de Santo”, idealizado, coordenado e produzido por ela. Em 2009, lançou seu segundo CD solo, “Dois Cordões”. Nesse mesmo ano compôs a trilha sonora do espetáculo teatral “Guerreiras”, de Luciana Lyra, lançado em livro+CD em 2010. Entre 2014 e 2015 lançou a trilogia “Língua”, composta pelos EPs “Pedra de Sal”, “Aço” e “Língua”. Sua realização discográfica mais recente é o CD “Macumbas e Catimbós, produzido entre setembro de 2018 e março de 2019 e indicado ao Grammy Latino.

Atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Juçara Marçal, Guilherme Kastrup, Tulipa Ruiz, Cátia de França,Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Kimi Djabaté (Guiné-Bissau) e Florencia Bernales (Argentina), entre outros. Compôs em parceria com Chico César, Kiko Dinucci, Juliano Holanda e Lívia Mattos.Faz turnês na Europa, na América Latina e na América do Norte desde o começo dos anos 2000. Atualmente, circula com os shows: “Língua”, “Leão Caçapa”, duo com Caçapa; e “Punhal de Prata”, com Rafa Barreto, guitarrista e compositor, show que celebra os quatro primeiros discos de Alceu Valença. Radicada em São Paulo, trabalha no ciclo criativo Língua, lançado entre 2014 e 2015. Paralelamente a estas atividades, ministra aula de canto e de Ilú (tambor usdo nos terreiros de Xangô e Jurema em Pernambuco.

 

Serviço

Música: Série Solo Música – Alessandra Leão

Local:CAIXACultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)

Data:26 de novembro

Horário: terça-feira às 20h

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Bilheteria:(41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h.)

Duração: 70 minutos

Classificação:Não recomendado para menores de 12 anos

Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Crédito foto: José de Holanda

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios