Interaja conosco

Cultura

A Cena Cínica reúne cerca de 20 artistas em temporada gratuita em Curitiba

Com direção de Mauro Zanatta, programação começou nesta quinta-feira (8) e segue até 25 de outubro no Espaço Excêntrico, com esquetes e oficinas gratuitas

Publicado

em

O corpo, a voz e as contradições de cada artista são o ponto de partida de A Cena Cínica, que abriu sua temporada nesta quinta-feira (8), no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, em Curitiba. Com entrada gratuita, o projeto reúne cerca de 20 artistas sob a direção de Mauro Zanatta e segue até 25 de outubro. Nesta sexta-feira (9), a apresentação começa às 20h.

Ao longo da temporada, estão previstas 16 apresentações, com diferentes combinações de artistas e cenas. A proposta retoma a experiência da Sexta Cínica, realizada no espaço a partir de 2016, e incorpora novos participantes, processos de criação e reflexões sobre a comicidade.

“Eu espero que o Mauro daquela época, se viesse assistir A Cena Cínica hoje, dissesse que está feliz em ver uma evolução no trabalho. Que não está vendo o mesmo material, que o material ganhou uma reflexão nesse período, cresceu, tanto na qualidade estética quanto no conteúdo”, afirma Zanatta.

Da experimentação ao encontro com o público

A Sexta Cínica nasceu como um espaço para testar cenas, experimentar linguagens e descobrir possibilidades de criação diante da plateia. Os solos abriam caminhos para um teatro que podia provocar o riso, mas também explorar outras formas de relação com o público.

Essa disposição para experimentar atravessa A Cena Cínica. O processo reúne os Bonobos da Corte, grupo criado por Zanatta com artistas formados na Escola do Ator Cômico, e convidados de diferentes trajetórias.

Desde agosto, os participantes trabalham em uma imersão conduzida pelo diretor, com encontros dedicados à preparação e à criação das cenas. As particularidades dos integrantes ajudam a definir o processo coletivo. “O próprio grupo é quem gera um sistema de trabalho”, explica.

Para Zanatta, a comicidade passa pela capacidade de reconhecer as próprias contradições e colocá-las em cena. “O princípio pra gente produzir o riso na comédia é você produzir o riso a partir de você, das tuas coisas. Você rir primeiro de si, para daí sim, você ter o direito de rir da sociedade”.

Corpo, voz e presença como matéria de criação

O trabalho do intérprete ocupa o centro da investigação. Corpo, voz, movimento e presença são os recursos usados para construir situações, despertar imagens e estabelecer relações com a plateia.

“Eu quero dar uma atenção muito forte, muito exclusiva para o trabalho da atriz, do ator. O que você consegue produzir de imagem nessa plateia a partir do teu corpo, da tua voz, a partir do teu movimento?”, indaga Mauro.

Depois de mais de quatro décadas de trajetória, o diretor mantém o interesse pelo encontro com novos artistas e pelas possibilidades que surgem durante a criação. “Teatro é um lugar tão inacreditável que eu encontrei na minha vida que eu não quero fazer outra coisa”, compartilha.

Oficinas gratuitas começam neste sábado

A programação também inclui os Sábados Excêntricos, com atividades formativas nos dias 10, 17 e 24 de outubro. Os encontros reúnem artistas ligados aos Bonobos da Corte e abordam criação, corpo, comunicação e carreira artística.

Estão previstas as oficinas de Marketing Pessoal para Artistas, com Marco Buchmann; Vivência Mulheres de Lua, com Deise Warken; Confecção de Máscaras, com Nelson Prado; Comunicação e Conexão Offline — Jogos e Brincadeiras, com João Ryka; e A Fluidez do Sentir, com Caroline Pellegrini.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link na bio do perfil @acenacinica, onde o público pode consultar os detalhes da programação. Uma oficina de Escrita Criativa voltada ao público idoso, conduzida por Julia Vidal, integrou a programação na quarta-feira (7), antes da abertura da temporada.

Serviço — A Cena Cínica

Temporada: em cartaz até 25 de outubro de 2026, com estreia realizada em 8 de outubro
Local: Espaço Excêntrico Mauro Zanatta
Endereço: Rua Lamenha Lins, 1429 — Rebouças, Curitiba
Horários: quintas e sextas, às 20h; sábados, às 18h e às 20h; domingos, às 18h
Ingressos: gratuitos, com retirada na bilheteria uma hora antes de cada apresentação
Acessibilidade: duas apresentações contarão com tradução em Libras, com datas a confirmar

Oficinas — Sábados Excêntricos
Datas: 10, 17 e 24 de outubro
Inscrições: gratuitas, pelo link na bio de @acenacinica

Seja nosso parceiro2

Megaidea