Interaja conosco

Curitiba

Violência e liberdade são as temáticas do espetáculo de dança “Crua”

Publicado

em

No próximo sábado, dia 20, o espetáculo de dança “Crua” entra em temporada no Espaço Obragem de Teatro. A peça, apresentada pela artista e pesquisadora Daniela Kuhn, sob direção de Olga Nenevê, propõe uma reflexão sobre a mulher na contemporaneidade, abordando, de forma poética, temáticas como a violência e a liberdade.

Em cena, uma mulher agita o espaço com seus braços-asas e cria movimento em zonas escuras, em uma encenação que dialoga entre o sublime e o grotesco.  A interpretação de Kuhn sugere um grito de basta aos comportamentos de agressão e violação ao gênero feminino, provocando o espectador para questões atuais da sociedade: “A violência aparece no trabalho de forma poética, em um processo mais profundo que envolve a construção histórica social, não apenas expressada no cotidiano em atos físicos mas em palavras e agressões indiretas que sofremos no cotidiano”, explica Kuhn.

A ideia de que um voo é possível, necessário e urgente é utilizada metaforicamente por meio da personagem em cena, que evoca a força das suas asas para romper com os atuais comportamentos intolerantes e com as relações de poder entre os seres humanos. Ela, resistente, enfrenta as dores da violência, e mesmo com as asas quebradas e fracas, ruma para a esperança da vida que pulsa. Para a diretora Olga Nenevê, o espetáculo surge como desejo de transformação: “É um manifesto feminino poético, partimos da violência do corpo machucado, lançado pela janela, diminuído, para outras questões do cotidiano. É um trabalho que surge de uma emergência atual e se atualiza a cada dia com a vontade de diálogo e de resistência das mulheres, mas também de crianças e de homens que compartilham a ideia de que todos os seres humanos têm direitos iguais para viver em sociedade”, afirma.

As artistas

Daniela Kuhn é artista da cena e professora. Atua profissionalmente movida pelo potencial que os processos artísticos e educacionais possuem de gerar transformação do mundo em um local com gente mais consciente e amorosa. Suas pesquisas enfocam a poética corporal que habita na vida de pessoas e espaços qualificados como à margem da sociedade. Bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP, Mestre em Artes pela mesma instituição e Doutora em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Docente do curso de bacharelado em Educação Física da UTFPR.

 

Olga Nenevê é dramaturga, atriz e diretora. Possui perfil investigativo e seus trabalhos são caraterizados pela contaminação de diferentes áreas artísticas. Bacharel em Artes Cênicas pela PUC – PR; licenciada em Educação Artística com licenciatura em Artes Plásticaspela UFPR e especialista em Teatro pela FAP – PR – 2001.  Fundadora do Grupo Obragem de Teatro com Eduardo Giacomini.

SERVIÇO:

Espetáculo Crua

Data: 20 a 28 de outubro (sábados e domingos)

Horário: 19h

Local: Espaço Obragem de Teatro – Rua Júlia da Costa, 206 – Bairro São Francisco

Ingressos: R$20 (inteira)

Classificação indicativa: 12 anos

Crédito foto: Divulgação

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea