Interaja conosco

Eventos

Unespar promove semana de encontro e artistas e pesquisadores para discutir arte e educação

Publicado

em

Será uma semana intensa de atividades com debates, palestras, oficinas e mesas redondas que acontecerão em diferentes espaços culturais da cidade de Curitiba. O evento é coordenado pelo Grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Criada há 25 anos, a ABRACE vem se mantendo como um polo aglutinador de artistas, pesquisadoras/es, docentes e estudantes na área das artes cênicas, realizando Encontros e publicações para difusão das pesquisas feitas no Brasil.

O objetivo desta edição do Encontros de Reexistências é discutir as pesquisas que envolvem o ensino das Artes Cênicas, tencionando as hierarquias de saberes nas estruturas curriculares (ensino superior e educação básica), uma vez que a ciência e os conhecimentos produzidos por povos secularmente marginalizados sofrem uma abordagem desigual, tanto nas referências bibliográficas, quanto nas abordagens epistemológicas. Ainda, o Encontro pretende discutir as práticas cênicas com base na pluralidade das singularidades e da diversidade sociocultural, como um espaço de troca, escuta, criação e emancipação nos processos artísticos pedagógicos vividos por docentes, discentes e artistas – nos espaços formais e não formais de ensino.

A programação conta com atividades pela manhã, tarde e noite. As Oficinas ministradas por profissionais na área da dança, teatro e dramaturgia acontecerão no Teatro Laboratório da UNESPAR; os Eixos temáticos acontecerão na EMBAP e no Paço da Liberdade onde serão apresentados estudos na área das artes cênicas, das práticas artístico-pedagógicas e formação docente. Estas atividades são reservadas aos profissionais e estudantes inscritos no evento.

As palestras são abertas ao público e acontecerão no Teatro Londrina e no Teatro Laboratório da UNESPAR. No dia 18/10, o Teatro Londrina recebe, pela manhã, a palestra Gira Antirracista com os pesquisadores Carlos Canarin, Marcel Malê, Genice Fiaschi e Isabel Oliveira debatendo temas raciais nas artes e educação. À noite, o pesquisador, doutor e professor da UDESC, Flávio Desgranges, fará a palestra Debates pelo avesso: o público em ato performativo articulando seus estudos sobre a formação do espectador teatral. No dia 19/10, no Teatro laboratório da UNESPAR, acontece as palestras Biotecnologias e anticolonialidades: artista-docente-pesquisadora e hacker da cena, com o professor da UEM, André Rosa, e Impactos da reforma do Ensino Médio com os professores Fabiano Stoiev e Márcia Sabina Rosa. No dia 20/10, acontece a aula performativa A pedagogia tem sempre uma missão do Coletivo Parabelo e para fechar o evento recebemos a pesquisadora, doutora em psicologia e professora na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Dodi Leal, com a palestra Fabulações travestis sobre o fim, com pesquisa sobre performance, tecnologia e visualidades da cena.

A programação completa e inscrição como ouvinte pode ser acessada pelo site do evento <https://www.even3.com.br/encontros-de-reexistencias/>

Locais e endereços:

  • Teatro Laboratório (TELAB – Sede Artes da Cena) – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná – Endereço: Rua dos Funcionários, 1756 – Cabral
  • Paço da Liberdade | Sala de Atos – Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 931
  • Teatro Londrina – Endereço: Rua Claudino dos Santos, 79, Memorial de Curitiba
  • EMBAP | Sala 308 – Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP – Campus Curitiba I – Unespar Rua Barão do Rio Branco, 370

Organização do evento: Curso de Licenciatura em Teatro, Curso de Licenciatura em Dança e Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado Profissional) – PPGARTES da Universidade Estadual do Parana (Unespar); Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado Profissional) – PROF-ARTES; Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro

Megaidea