Interaja conosco

Cinema

Teatro da Caixa recebe o Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8

Publicado

em

Mais de 90 filmes serão exibidos em 14 as sessões, todas elas franqueadas ao público

O “CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba”, chega em 2022 a sua 18ª edição exibindo, no Teatro da CAIXA Cultural Curitiba, de 26 a 29 de outubro, o que há de melhor no mundo na chamada “bitola pequena”.

Desenvolvido em meados dos anos 60, o filme super 8 foi criado tendo como proposta seu uso amador, para registrar imagens familiares, viagens e eventos sociais. Com o passar do tempo, no entanto, em função da facilidade de operação e o baixo custo, ele foi utilizado por estudantes e cineastas iniciantes para o desenvolvimento de experiências cinematográficas.

Ao todo o CURTA 8 exibirá 94 filmes, de seis países. Segundo Fábio Allon, um dos curadores do evento, isto prova que a produção de super 8 continua firme e forte, apesar dos pesares! “O super 8 é leve, é descontraído, é amador, é experimental, é ousado, é afrontoso, e é cinema”, salienta ele.

Na categoria “Tomada Única”, que é o grande diferencial do Festival, concorrem os filmes captados e montados na própria câmera, sem edição. Vinte deles foram realizados a partir de uma oficina que o CURTA 8 promoveu no começo do mês de setembro. Fábio Allon, destaca que ao realizador é permitido utilizar efeitos de manipulação fotográfica durante a exposição para criar as transições nos cortes. “Por isso o resultado é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os produtores, que assistirão aos filmes pela primeira vez somente durante o festival”, explica o curador.

Além das competitivas, o CURTA 8 deste ano terá várias mostras especiais. Entre elas se destacam a dos filmes do cineasta “Amin Stepple”; a de “Dez anos do festival Super Off”; a do “Lupa – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense”; e a do “Novo Cinema Super 8 da Paraíba”. Um dos grandes momentos do Festival será a estreia do filme “A visita”, de Ivan Cordeiro, que mostra um encontro histórico do jovem Luiz Inácio da Silva com seus militantes, em Recife, em 1982.

O festival é uma realização da PERFIL comunicação e cultura e da Processo MultiArtes, que este ano tem patrocínio da Uninter, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, contando ainda com os apoios da Caixa Econômica Federal, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

SERVIÇO

CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

Data: 26 a 29 de outubro de 2023

Local: Teatro da CAIXA Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Horário: Quinta e sexta sessões às 18h, 19h e 20h30. Sábado sessões às 15h30, 17h, 19h e 20h30. Domingo sessões às 15h, 17h, 19h e 20h30. Confira a programação detalhada no site www.curta8.com.br ou no Instagram @curta8

Ingressos: Entrada franca. Distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea