Interaja conosco

Teatro

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM O GRUPO PONTO DE PARTIDA

Publicado

em

Por Assessoria de Imprensa

Já imaginou se hospedar na casa do Ponto de Partida para aprender seus métodos de criação e produção, sem sair da sua própria casa?

Então corra, debruce seu desejo nesse convite porque vamos mostrar por dentro nossos 41 anos de experiência, a pesquisa que desenvolvemos para um musical brasileiro e a metodologia que sistematizamos – lúdica, plural, centrada no exercício do ator.

E, em nossa casa, queremos acolher a sua bagagem, as histórias que você quiser dividir, todas as perguntas que ousarmos perguntar.

COMO FUNCIONA

A residência terá a duração de 10 semanas e funcionará com a metodologia de tutoria cíclica desenvolvida pelo Ponto de Partida. A diferença é que, agora, os encontros serão mediados pela tecnologia, via Zoom.

Os residentes serão divididos em 4 pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com uma dupla de atores do Ponto de Partida (os tutores) durante duas semanas e, ao fim deste período, os grupos trocam de tutores. Assim, ao final das 10 semanas, os participantes terão trabalhado, diretamente, com todos os atores da companhia.

Além dos tutores, os selecionados terão acompanhamento da diretora Regina Bertola e orientações da equipe técnica do grupo: Babaya (voz), Suely Machado (corpo),Tereza Bruzzi e Alexandre Rousset (figurino e espaço cênico), Rony Rodrigues (iluminação).

O público também será presenteado com encontros semanais e gratuitos, que serão transmitidos, ao vivo, pelos canais digitais do grupo. Veja o time de convidados: a cantora Mônica Salmaso (cantora), Djamila Ribeiro (escritora e filósofa), Tião Rocha (educador), Márcio Abreu (diretor e dramaturgo), Marina Colasanti (escritora), Andrea Nogueira (diretora do Centro de Pesquisa e formação do SESC-SP), Wagner Moreira (bailarino e coreógrafo), Éder Santos (vídeo artista), Luiz Melo (ator) e Maurício Tizumba (cantor).

INSCRIÇÕES

De 11 a 23 de junho de 2021 pelo site www.grupopontodepartida.com.br

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será feita por uma Comissão formada por atores, músicos e a direção artística do Ponto de Partida. Os critérios da seleção são de inteira responsabilidade do grupo.

RESULTADO

A lista dos selecionados será divulgada no dia 1 de julho de 2021, no site www.grupopontodepartida.com.br e em nossas redes sociais.

Ah, só pra lembrar, a Residência é de graça!

Você não vai querer que essa janela se feche!

Entre, a casa é sua.

PONTO DE PARTIDA

O Ponto de Partida é um grupo fundado em Barbacena MG, em 1980, por artistas que decidiram que não deixariam a cidade, mas também não aceitariam os limites da província. Nascido como movimento cultural tornou-se um grupo de teatro de repertório, itinerante e independente, com 20 profissionais em exercício permanente. Criou e sistematizou métodos e processos de produção e criação e desenvolveu uma linguagem própria e uma dramaturgia brasileira.

Dentre suas montagens, nascidas de pesquisa e dramaturgia original, todas debruçadas sobre a cultura, a história ou a identidade as obras de Drummond, Manoel de Barros, Jorge Amado, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós, Milton Nascimento, Chico Buarque, Guimarães Rosa, sendo uma das primeiras companhias no país a montar Grande Sertão: Veredas. Criou uma linguagem para o musical brasileiro que chegou ao palco do ThéâtredesChampsÉlysées, em Paris, ao Festival Via Thea, na Alemanha, e também à quadra de Açailândia do Norte, no Maranhão, ou à de Canaã dos Carajás, na Amazônia, ao Municipal do Rio de Janeiro ou ao Theatro São Pedro, de Porto Alegre. Fez andança pela África, Europa e América do Sul.

Fiel às suas origens de movimento cultural, atualmente o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou o trabalho de 323 pessoas que se dividem e se somam em seus diversos programas e projetos, como a Bituca: Universidade de Música Popular, os Meninos de Araçuaí, a Reserva Ambiental, a Estação Ponto de Partida, um centro cultural efervescente que se instala no conjunto arquitetônico que abrigou a Sericícola, fábrica de seda do século passado, totalmente restaurada e revitalizado pelo Ponto. http://www.grupopontodepartida.com.br/

Sobre a ArcelorMittal – A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos e planos da América Latina e faz parte do Grupo ArcelorMittal, líder de aço e de mineração no mundo. A empresa está presente em 60 países e possui unidades industriais em 19 países. Com o propósito de criar ações inteligentes para um mundo melhor, o Grupo é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais de construção. Automotivos, eletrodomésticos e embalagens.

Sobre a Fundação ArcelorMittal: Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal desenvolve projetos sociais nos municípios onde as empresas do Grupo ArcelorMittal estão presentes, beneficiando cerca de 400 mil pessoas por ano. Alinhada com o propósito da empresa de criar um mundo melhor, a instituição investe na formação de crianças e adolescentes protagonistas do próprio futuro. Atenta às necessidades locais, a Fundação promove projetos nas áreas de educação, cultura, promoção social, esporte e saúde. Os investimentos são feitos por meio de recursos da ArcelorMittal ou incentivo fiscal.

Sobre a Belgo Bekaert – A Belgo Bekaert nasceu da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert, maior produtor mundial de arames. Somos referência no mercado brasileiro de arames e temos orgulho de ver nossos produtos presentes no dia a dia de todos os brasileiros. Da mola de colchão à extração de petróleo, de obras de infraestrutura ao agronegócio, nossa marca tem por trás gente, tecnologia e inovação.

Inovação, tecnologia de ponta, alta qualidade, evolução constante são pilares de nossa atuação no mercado brasileiro de fabricação de arames há mais de 20 anos. Nossos produtos são essenciais para os segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera.

O propósito de criar uma vida melhor para todos marca nossa atuação nos mais diversos mercados, bem como nas comunidades onde estamos inseridos. Acreditamos no potencial de todas as pessoas, independentemente do gênero, etnia ou nacionalidade, compartilhando o propósito de contribuir na sociedade.

Atualmente, a Belgo Bekaert possui 7 unidades, responsáveis por oferecer soluções inovadoras no mercado de arames e outros derivados, localizadas em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco, em São Paulo; e em Feira de Santana, na Bahia.

SERVIÇO

Inscrição: De 11 ao dia 23 de 2021.

Resultado: Dia 1 de julho de 2021.

Para acessar o edital, obter informações e se inscrever, entre no site https://www.grupopontodepartida.com.br e acompanhe as redes sociais do Grupo (Instagram @pontodepartida e Facebook @grupopontodepartida)

 

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea