Interaja conosco

Teatro

Prêmio Shell de Teatro anuncia categoria Destaque Nacional

Publicado

em

Pela primeira vez na história da premiação, a nova categoria Destaque Nacional vai contemplar espetáculos de todo o Brasil. O anúncio dos indicados será feito uma única vez, em dezembro

Prêmio Shell de Teatro chega à 34ª edição em 2024 com várias novidades no regulamento. A primeira delas é a criação da categoria Destaque Nacional, que premiará espetáculos de todo o Brasil. Um júri foi selecionado especialmente para esta seleção, trazendo nomes de Curitiba, Bahia, Ceará e Minas Gerais: Giovana Soar (atriz, diretora, tradutora e curadora), Marcio Meirelles (encenador, dramaturgo e gestor cultural), Dane de Jade (atriz, pesquisadora e gestora cultural) e Guilherme Diniz (pesquisador, crítico cultural e professor).

A tradicional premiação das temporadas teatrais de Rio de Janeiro e São Paulo teve algumas modificações no regulamento. O número mínimo de apresentações para garantir a elegibilidade também mudou: serão 20 (vinte) para espetáculos que tenham estreado no Rio de Janeiro ou São Paulo, de 01 de janeiro a 30 de novembro de 2023, não necessariamente consecutivas e nem na mesma praça. O espetáculo pode ter feito temporadas anteriores em outras cidades, mas estará elegível caso tenha estreado no período indicado, no Rio de Janeiro ou São Paulo. Tal mudança visa possibilitar a participação de espetáculos de outros estados, que se apresentem em uma das duas cidades.

Além disso, vale ressaltar que é imprescindível o número mínimo de 10 (dez) apresentações na praça onde o espetáculo for concorrer. Ou seja, são necessárias pelo menos 10 sessões públicas do espetáculo no Rio de Janeiro ou São Paulo, tornando-se assim apto a concorrer na cidade no qual cumpriu a exigência do regulamento.

Outra mudança é relacionada ao anúncio dos indicados. Não haverá mais a divisão por semestres, será feito uma única vez, em dezembro, sendo no máximo quatro por categoria:  Dramaturgia, Direção, Ator, Atriz, Cenário, Figurino, Iluminação, Música, além de Energia Que Vem Da Gente, que premia iniciativas com impacto social positivo e visa reconhecer a criatividade dos artistas e seu impacto positivo no seu entorno e na sociedade brasileira. A cerimônia de premiação acontecerá no primeiro semestre de 2024. O anúncio dos indicados na Categoria Destaque Nacional será feito no início de 2024, para que o júri tenha tempo hábil para assistir a todos os vídeos dos espetáculos inscritos. O anúncio do homenageado será feito em novembro.

Destaque Nacional

Para concorrer na Categoria Destaque Nacional, será necessário se inscrever no período de 15 de setembro a 15 de novembro. Os espetáculos devem ter realizado um mínimo de 06 (seis) apresentações públicas, entre 1º de janeiro 31 de outubro de 2023. Não serão elegíveis espetáculos montados exclusivamente para o formato virtual. A produção deverá preencher um formulário (disponível a partir de 15/09) e enviar um vídeo com o registro integral do espetáculo. Só podem participar grupos e/ou profissionais estabelecidos com no mínimo 3 anos de atuação comprovada. Mais detalhes no link:

https://www.shell.com.br/sociedade-e-meio-ambiente/sociedade/premio-shell-de-teatro.html

O júri

O júri do 34º Prêmio Shell de Teatro é composto por Leandro Santanna (produtor cultural, gestor público e ator), Ana Luisa Lima (professora, produtora e gestora cultural), Biza Vianna (figurinista, diretora de arte e produtora cultural), Patrick Pessoa (professor, dramaturgo e crítico teatral) e Paulo Mattos (curador e produtor cultural) no Rio de Janeiro e por Evaristo Martins de Azevedo (crítico de arte), Ferdinando Martins (professor e crítico de arte), Luiz Amorim (ator, diretor e gestor em produção cultural), Maria Luisa Barsanelli (jornalista) e Luh Maza (dramaturga, diretora, roteirista e atriz) em São Paulo.

Para conhecer o regulamento especial desta edição, acesse:

https://www.shell.com.br/sociedade-e-meio-ambiente/sociedade/premio-shell-de-teatro/regulamento.html

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea