PEITA integra campanha de visibilidade lésbica em Curitiba

Debates, oficinas e eventos culturais fomentam representatividade de mulheres que amam outras mulheres. A viúva de Marielle Franco participa do Seminário.

Agosto é o mês da visibilidade lésbica. A PEITA, em parceria com o Coletivo Cássia, braço LB do Grupo Dignidade LGBT+, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PR e o Conselho Regional de Psicologia do Paraná estão promovendo eventos de resistência que proporcionem o debate sobre temas relacionados às mulheres lésbicas e bissexuais Entre os dias 15 e 31 de agosto, serão realizadas oficinas, seminários, bate-papos, mesas redondas e festa em Curitiba.

A programação começa nesta quarta-feira, dia 15, com o Seminário Resistência em Foco: Transformação do Luto em Luta e Lesbianidades. A arquiteta feminista, Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco, brutalmente assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março de 2018, conta como transformou o luto na luta pelos direitos das mulheres lésbicas. Ao seu lado na mesa de debates estará a professora do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade, Angela Fonseca, mediadas pela professora, Dra. Andressa Regina Bissolotti dos Santos.
Na quinta-feira, o seminário segue com o tema “Horizontes das Pautas das Mulheres Lésbicas: O Que Tem as Militantes à Dizer ao Direito?”. Mônica Benício participa do diálogo +juntamente com a historiadora e membro consultora da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR, Heliana Hemeterio dos Santos. A advogada Ananda Puchta, fomenta e direciona o bate-papo.

Os eventos discutem as vertentes do feminismo, o machismo estrutural e sociedade patriarcal, lesbofobia, invisibilidade da mulher lésbica, interseccionalidade, saúde da mulher LB, empreendedorismo, consertos básicos, intervenção urbana e produção artística lésbica.

Eu estou com ela
A PEITA reforça sua relação com as mulheres. A frase “Eu Estou Com Ela” é uma cocriação com o Coletivo Cássia e serve como ferramenta de enfrentamento para lésbicas e bissexuais estamparem no peito o orgulho que sentem das suas respectivas namoradas e também reforça a união e sororidade entre mulheres, independente da sua opção sexual. Parte da renda das vendas das camisetas será destinada para a reforma da sede do Grupo Dignidade, espaço que dá apoio a população LGBT+ através de atendimentos psicológicos, testagem rápida de HIV e promovendo os direitos humanos LGBT+.

A frase começou a ser vendida em junho, juntamente com o minidoc da Mônica Benício falando sobre como é lutar como uma garota. No vídeo, a arquiteta ressalta: dizer que sou sapatão, na atual conjuntura é um ato político. O restante da entrevista com a militante será divulgada em 2019, quando for lançado o documentário oficial da PEITA. Enquanto isso, no mês de agosto serão lançados, semanalmente, três recortes da fala da militante, contando como e quando se assumiu lésbica.

SERVIÇO
– Seminário Resistência em Foco: Transformação do Luto em Luta e Lesbianidades
Data: 15 de agosto
Hora: 19h
Local: OAB Paraná – Rua Brasilino Moura, 253, 80.540-340 Curitiba
Entrada gratuita
https://www.facebook.com/events/2326394514067734/

– Horizontes das Pautas das Mulheres Lésbicas: O Que Tem as Militantes à Dizer ao Direito?
Data: 16 de agosto
Hora: 19h
Local: Prédio Histórico UFPR – Praça Santos Andrade.
Entrada Gratuita
https://www.facebook.com/events/2326394514067734/

– Visibilidade Lésbica: direitos, diversidade e amor
Data: 18 de agosto
Hora: 09h às 12h.
Local:Conselho Regional de Psicologia do Paraná – Av. São José, 699 – Cristo Rei.
Entrada Gratuita
https://www.facebook.com/events/2184561818454633/

– Oficinas & Workshops
Local: Grupo Dignidade – Av. Mal. Floriano Peixoto, 366 – Centro.
20/08 – Oficina de Lambe-lambe
Quem: Karina Gallon – PEITA
Hora: 19h

22/08 – Oficina de Elétrica
Quem: Mari Donas
Valor: R$ 20 + taxa Sympla

Hora: 19h

23/08 – Oficina de Hidráulica
Quem: Mari Donas
Valor: (R$ 20 + taxa sympla)

24/08 – Workshop de Design Thinking
Quem: Thállaty Braus
https://www.facebook.com/events/215726635789677/

27/08 – Ideias e Ideais de Mulheres Transformadoras
Hora: 20h
Local: Asteroide – Rua Flávio Dallegrave 2661.
Entrada Gratuita
https://www.facebook.com/events/301287533958367/

Crédito foto: Monica Benicio por Leticiah Futata

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios