Oficina cianotipia e Van Dyke no Museu da Fotografia

Processos fotográficos do séc. XVIII são ensinados no laboratório de fotografia do Museu

Desde o mês de maio estão sendo oferecidas oficinas de Cianotipia e Van Dyke no Museu de Fotografia. E no próximo dia 10 de Agosto tem início a terceira turma de Cianotipia, uma técnica de impressão fotográfica secular feita em papéis tratados com sais de ferro, também chamada de blueprint devido à sua cor característica denominada azul da Prússia ou sunprint por parte de seu processo ocorrer sob efeito da luz do sol. Além da Cianotipia, no dia 24 deste mês se inicia a segunda turma de marrom Van Dyke, também uma técnica de impressão fotográfica por contato, mas que combina sais de ferro e prata, o que dá sua cor marrom característica.

As aulas acontecem nas sextas-feiras durante a tarde e no sábado o dia todo no laboratório de fotografia do Museu, lá os alunos aprendem a teoria sobre os processos históricos e também na prática como preparar os químicos, papéis, negativos digitais e todo o processo completo de exposição das imagens no sol e na mesa de luz UV. Durante as oficinas os alunos podem produzir diversas fotografias dentro do processo de impressão trabalhado.

Quem ensina estas técnicas históricas são as fotógrafas Pretícia Jeronimo e Daniela Carvalho. Pretícia é formada em fotografia analógica e processos de laboratório pelo Núcleo de Fotografia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e técnicas alternativas e históricas na Penumbra Foundation, escola nova-iorquina referência no assunto. Daniela é jornalista e atua como fotógrafa há treze anos na cidade de Curitiba. Juntas participaram recentemente de um curso de imersão nestes processos fotográficos históricos no LabClube no Rio de Janeiro, trazendo informações de pesquisas e descobertas mais recentes do tema.

Serviço:

As oficinas acontecem durante os meses de Agosto à Novembro, com uma turma de cada processo por mês, confira as datas e horários abaixo:

Cianotipia:

10 e 11 de Agosto

14 e 15 de Setembro

19 e 20 de Outubro

09 e 10 de Novembro

VanDyke:

24 e 25 de Agosto

28 e 29 de Setembro

26 e 27 de Outubro

23 e 24 de Novembro

Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533

Inscrições: Cianotipia R$ 135,00 e VanDyke R$ 315,00

Mais informações: cianoexperimental@gmail.com

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *