Mostra de filmes debate confinamento e isolamento social através de clássicos do cinema

Evento ocorre entre os dias 09 e 26 de setembro e é contemplado pela lei federal Aldir Blanc . Serão exibidos, de forma gratuita, filmes clássicos e premiados do cinema nacional e internacional.

Para quem é um admirador da sétima arte, ficar longe dos cinemas durante a pandemia vem sendo um desafio. Os impactos desse cenário na área do audiovisual atrasou lançamentos, interrompeu gravações e gerou grandes consequências para as bilheterias. Um levantamento do Sistema de Controle de Bilheteria (SCB), aponta que em 2020 houve queda de cerca de 77% de arrecadação e público nas bilheterias do Brasil, em relação ao ano de 2019.

Em 2021, o estudo da SBC mostra que nas duas primeiras semanas deste ano a queda de público chegou a 95,23% em comparação ao mesmo período no ano anterior (antes da pandemia). Além do cinema, a pandemia também afetou diretamente o ramo do teatro, música, dança e demais manifestações artísticas e culturais.Agora com o retorno sutil das salas, o setor vem se adaptando e tentando se recuperar aos poucos, seguindo as restrições de saúde de cada estado ou município.

Em vários lugares do mundo o cinema é uma forma de lazer que abraça públicos de diversas idades passando de uma forma de lazer, para também uma forma de interação social entre diversos grupos. Pensando em resgatar essa integração, será realizado entre os dias 09 e 26 de setembro a Mostra Cinemas e Confinamentos. Projeto que busca exibir clássicos do cinema, que abordam o isolamento, e promover o debate sobre esse momento de distanciamento social e seus impactos nos âmbitos pessoais e em todo o meio artístico da capital e região. O projeto será gratuito e realizado de forma virtual pela plataforma de teleconferência Zoom.

O evento é uma iniciativa aprovada pela Lei Aldir Blanc e contemplada pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Audiovisual do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional da Cultura. É aberto para todos os fãs de cinema que tiverem interesse em participar do evento virtual.

A mostra contará com a exibição de filmes premiados como o longa “Pânico nas Ruas” (1950) vencedor do Oscar de melhor história original, além de clássicos como a obra japonesa “A Mulher de Areia” (1964) e a produção brasileira “Estamira” (2004).Também fará parte da programação a eletrizante produção de Alfred Hitchcock, “Festim Diabólico” (1948) e o poético “Asas do Desejo” (1987) dirigido por Wim Wenders.

O professor de licenciatura em teatro e organizador do evento, Guilherme Henrique, explica que o evento busca não apenas incentivar o debate sobre as diversas vertentes do confinamento, mas também possibilitar o acesso a obras que não são comumente encontradas nas plataformas comerciais.

“O objetivo maior do projeto é ver e pensar o cinema, assim como pensarmos nossa própria realidade a partir do cinema, com a divulgação de obras de diferentes épocas e nacionalidades, que muitas vezes são desconhecidas do grande público, seja pelo lapso temporal, ou mesmo por não terem passado por circuitos comerciais, assim como não serem facilmente encontrados em plataformas de streaming”, explica o professor.

A Mostra Cinema e Confinamentos visa incentivar e despertar o interesse do público para mostras de cinema em Palmas, bem como viabilizar debates sobre temas fundamentais para quem enfrenta, há mais de um ano, uma pandemia, como afirma o produtor cultural e organizador do evento Guilherme Delgado.

“São situações muito diferentes ao longo dos filmes.  Desde situações documentais em que as pessoas efetivamente vivenciaram confinamentos muito estranhos, até situações totalmente ficcionais. A gente não está com a expectativa de que alguém vá se identificar plenamente com qualquer um dos filmes. Mas em todos os filmes, em algum momento, a gente vai perceber e associar com situações que sentimos ou passamos durante essa experiência em que nos encontramos confinados atualmente.”

Ao todo serão exibidos 12 filmes seguidos por debates a cada sessão dupla. Os debates serão conduzidos por palestrantes convidados que irão mediar a troca de ideias e compartilhamento de experiências entre os telespectadores através do olhar apresentado por cada filme. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente da plataforma Sympla a partir do dia 21 de agosto.

Serviço

Evento: Mostra de exibição de filmes e debates – Cinemas e Confinamentos

Data: Entre 09 e 26 de setembro

Horário: 20h

Local de exibição: Zoom (Plataforma de teleconferência)

Evento organizado por:

Saiba Mais: @cinemaseconfinamentos

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios