Interaja conosco

Cinema

Masterclass de Roteiro com Daniel Tavares e Jessica Candal na Cinemateca

Publicado

em

A Tambor Multiartes vai oferecer dias 15, 16 e 17 de março, a Masterclass de Roteiro com Jessica Candal, roteirista e diretora curitibana, e Daniel Tavares, roteirista e professor da renomada escola de cinema latino-americana, EICTV-Cuba. A masterclass abordará os fundamentos de desenvolvimento de histórias, como estrutura, personagens, gêneros dramáticos, etapas de desenvolvimento, work-flowe processos criativos. Os encontros serão na Cinemateca e a entrada será gratuita, mas é necessário fazer inscrição para garantir a vaga, pois são limitadas. Basta acessar: www.tambormultiartes.com

O evento marca a abertura das inscrições do processo seletivo para o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – NPA, edição 2019. Essa iniciativa vem para movimentar a criação audiovisual paranaense. Ao longo de oito meses, 24 roteiristas terão encontros quinzenais com os orientadores, que irão guia-los na escrita dos seus roteiros de séries e longas-metragens de ficção. Também serão oferecidas masterclasses com ministrantes convidados abertas ao público em geral. Ao fim do processo, os projetos participantes do NPA serão apresentados numa Mostra Final, aberta ao público, com a presença de produtores locais e comunidade. As inscrições estarão abertas de 15 de março a 14 de abril também no site: www.tambormultiartes.com

“Nosso objetivo é conectar pessoas, trocar visões de mundo. Queremos que os laboratórios e oficinas do projeto sejam momentos de encontro, que os participantes encontrem estímulo para ampliar e difundir seus pontos de vista”, declara o coordenador do Núcleo, Marcelo Munhoz. “A ideia é contribuir para esta fase crucial que é a concepção do filme, se isso estiver bem estruturado a probabilidade de viabilizá-lo, via editais, é bem maior. Nossa intenção é que o projeto ganhe mais qualidade ao passar pelo Núcleo”, acrescenta.

A iniciativa, uma das pioneiras nessa área no Brasil, teve origem no Núcleo de Dramaturgia Cinematográfica do SESI/PR e no Núcleo Audiovisual SESI/PR tendo quatro edições anuais desde 2012, segue a tendência mundial de crescimento de laboratórios de desenvolvimento de roteiros e projetos audiovisuais.

“Nos últimos dez anos, realizamos e acompanhamos realizadores relevantes do cinema do Brasil e do mundo batalhando para produzir os seus filmes, e também gente muito jovem, de vários lugares, que está descobrindo e ressignificando o cinema. Essa vivência nos deu uma visão de caminhos que jovens talentos podem experimentar para viabilizar seus filmes, suas séries de TV, fazê-las encontrar seu público”, conclui.

Sobre a Tambor Multiartes

A Tambor Multiartes atua no mercado audiovisual em Curitiba há mais de 10 anos, desenvolvendo projetos de formação, educação e produção audiovisual. O Projeto Ficção Viva trouxe importantes cineastas ibero-americanos para ministrar oficinas de roteiro em Curitiba, como: Guillermo Arriaga (México), Lucrecia Martel (Argentina), Pedro Costa (Portugal) e Kleber Mendonça (Brasil). O Núcleo de Audiovisual do SESI PR formou roteiristas e ajudou a desenvolver projetos de 2012 a 2015, e o Núcleo de Crítica de Cinema em 2016 veio consolidar a formação de pensamento sobre a realização audiovisual. Marcelo Munhoz, coordenador do NPA, além de fundador da Tambor, foi um dos idealizadores do Projeto Olho Vivo que realizou o Ponto de Cultura Minha Vila Filmo Eu, trabalho de ensino de cinema na Vila das Torres, em Curitiba, que obteve reconhecimento nacional. A Tambor Multiartes realizou ainda o documentário A Grande Nuvem Cinza / The Great Grey Cloud, com direção de Marcelo Munhoz. Para saber mais visite o site: www.tambormultiartes.com

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: CELEPAR.

Sobre os Ministrantes:

DANIEL TAVARES

Roteirista, graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016). Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste; Porto Iracema das Artes) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.

JESSICA CANDAL

Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual (ECA-USP) e especialista em Poéticas Visuais (EMBAP). Como diretora realizou os curtas-metragens Ainda Ontem, Bárbara na Cidade, Teia e O Espelho de AnA. Na área de curadoria, atuou como criadora e curadora do “Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres” e colaborou com o “Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba”, “FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba” e o festival “COLORS: Cinema+diversidade”. E como roteirista, escreveu os longas: Horizonte; Eduardo e Mônica, em parceria com Michele Frantz; Tão Longe do Centro da Terra, em parceria com Aarón Fernández; e Barba Ensopada de Sangue e Ferrugem, em parceria com Aly Muritiba. Em 2014, Horizonte, seu primeiro roteiro de longa-metragem, venceu o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema e em 2017 participou do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting. E em 2018, Ferrugem ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado. Atualmente está desenvolvendo seu segundo roteiro autoral, “Bárbara na Cidade e Outras Histórias”, além da cinebiografia “A Rua é Nóiz”, em parceria com Aly Muritiba, Toni C. e Emicida.

SERVIÇO:

Masterclass Inaugural + Abertura das Inscrições do Núcleo de Projetos Audiovisuais

Data: 15, 16 e 17 de março

Horário: 15 (sexta) das 19h às 22h

16 e 17 (sábado e domingo) das 10h às 18h

Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.

Ministrantes: Jessica Candal e Daniel Tavares

Entrada gratuita / Vagas limitadas

Inscrição prévia:

www.tambormultiartes.com

Inscrições para o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2019

Data: de 15 de março a 14 de abril

Encontros de 04 de maio a 19 de outubro

Inscrições: www.tambormultiartes.com

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea