Inscrições para curso gratuito de teatro

Aulas no método remoto são destinadas a alunos e alunas de escolas públicas

As incertezas causadas pela pandemia afetaram a continuidade de projetos sociais, importantes para o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. De acordo com especialistas, este período pode intensificar o medo e os níveis de ansiedade. Por isso, a continuidade de processos educacionais criativos contribui diretamente para evitar episódios negativos em um público historicamente desassistido.

Há 18 anos o projeto Palco Escola, que proporciona aulas de teatro gratuitas para alunos e alunas de escolas públicas, é realizado de forma ininterrupta. Já são aproximadamente 7 mil pessoas atingidas, direta e indiretamente. Isso valeu o reconhecimento local e nacional, inclusive com o prêmio Itaú Social-UNICEF em 2016. Em 2020 foi diferente. O primeiro semestre, sem atividades por conta da pandemia, serviu de reestruturação. “As famílias apresentaram necessidades básicas. Então realizados acolhimentos diversos, desde assistência para conseguir o auxílio emergencial, busca por psicólogos para atendimentos para alunos e familiares, até lives nas redes sociais para que os jovens manifestassem seus desejos, ansiedades e histórias”, conta a coordenadora geral do projeto, Giselle Lima. Estes depoimentos se transformaram em um vídeo, disponível no Instagram @projetopalcoescola.

Ainda sem previsão do retorno dos encontros presenciais, as atividades retornam de modo remoto, por meio de um método online testado no decorrer de 2020. “A utilização de cada território, ou seja, cada espaço dos alunos, vai proporcionar momentos de criação nesta nova fase. Vamos exercitar a escuta e a reflexão, fundamentais para pensar e fazer cultura, além da criação artística”, diz a diretora artística Fátima Ortiz.

 “Os nossos alunos têm um vínculo significativo com a equipe do projeto e muitos deles esperavam ansiosos para que as atividades retornassem. Acredito que esse momento de dificuldade evidenciou a importância que a arte tem no enfrentamento de situações de crise, além das possibilidades de expressão dos sentimentos que o cenário atual suscita em cada um de nós”, explica a psicóloga do projeto, Andreia Porto.

As turmas são divididas por idades e há vagas para alunos e alunas da rede pública de ensino com idade entre 10 e 18 anos. As pessoas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail: amigosdopenopalco@gmail.com e/ou telefone: (41) 99161-7383 – falar com Giselle Lima.

O projeto Palco Escola também disponibilizou gratuitamente uma revista online com métodos e reflexões sobre a educação para a arte. O material está disponível no site www.palcoescola.com.br.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios