Interaja conosco

Exposição

Exposição de quadrinista paranaense reúne histórias da China antiga

Publicado

em

A mostra reúne aquarelas originais elaboradas para a coletânea de Irapuan Luiz sobre a herança cultural chinesa e segue aberta até 17 de dezembro, na Gibiteca

Um toque paranaense na história da China, representada em aquarelas. Esta é a proposta da exposição pessoal de Irapuan Luiz, cartunista e autor de “Virtude”, “A Jornada de Xuanzang” e “Sopro do Céu”, sua coletânea sobre a herança chinesa — a qual reúne ancestralidade, espiritualidade e histórias tradicionais do país. A mostra permanece na Gibiteca de Curitiba até 17 de dezembro e possui entrada gratuita.

A exposição reúne os rascunhos de Irapuan para a última obra publicada da coleção, Virtude, que possui doze narrativas tradicionais chinesas adaptadas para os quadrinhos. O lançamento aconteceu em 17 de novembro, junto com a inauguração da mostra. Ao total, 250 pessoas estiveram presentes e o autor distribuiu 120 livros autografados gratuitamente.

A coletânea lançada no mês passado perpassa diferentes momentos da dinastia da China, civilização com mais de 5 mil anos de história, sob o conceito de virtude, em mandarim 德(dé). Para a cultura chinesa, a palavra é essencial para o entendimento do ser humano e de sua relação com o universo.

Foi a importância da palavra para os chineses que inspirou Irapuan a reunir as histórias. Segundo ele, foi necessária uma longa pesquisa para escolher os contos a serem representados. Depois, ainda houve a parte criativa para a elaboração dos quadrinhos. “Foi um processo de certa forma até experimental, de descoberta. Dentro da criação das artes, usei algumas técnicas diferentes: trabalhei com aquarela, depois com carvão vegetal, com ecoline. Fui buscando uma estética que eu achava que traduziria melhor aquela determinada história que se passava numa determinada era”, explica.

Serviço:

Exposição Individual Irapuan Luiz:

17 de novembro a 17 de dezembro

Gibiteca de Curitiba — R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 a – Centro

Entrada Gratuita

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea