Eventos

Curitiba recebe a final da Mostra Paranaense de Dança

Grupos de diferentes gêneros se apresentam no Guairão e no Memorial entre os dias 22 e 24 de junho

Após dois meses de circulação pelo Paraná, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) se prepara para a última etapa da Mostra Paranaense de Dança 2018. Companhias, escolas, academias e artistas da dança de várias cidades do Paraná e Santa Catarina, convidados para a Mostra Final em Curitiba, apresentarão suas coreografias no palco do Guairão e do Memorial de Curitiba, entre os dias 22 e 24 de junho.

Com o propósito de revelar e valorizar os talentos espalhados pelo Estado e região, além da capital paranaense, as seletivas do evento aconteceram em Campo Mourão, Chopinzinho, Ponta Grossa e Arapongas. Durante esse período, cerca de 2.280 artistas inscritos, de 62 cidades, apresentaram mais de 540 coreografias de diversas linguagens da dança. Destas, 187 foram selecionadas para a Mostra Final. Nas cidades do interior, também foram ofertadas oficinas de aprimoramento técnico e artístico aos participantes, em modalidades variadas. Já em Curitiba, as oficinas de balé clássico, jazz, dança contemporânea e pilates serão realizadas durante a fase final, no Teatro Guaíra, nas manhãs dos dias 23 e 24 de junho. As inscrições antecipadas encerraram no dia 17 de junho, no entanto, é possível realizar inscrições no dia e local das oficinas, até o esgotamento das vagas disponíveis.

         No palco do Guairão, além dos grupos selecionados (102 coreografias confirmadas), se apresentarão companhias profissionais à convite da ABABTG. Na sexta-feira (22), para abrir a primeira noite de espetáculos, a EF Jazz Company e Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, apresentarão, respectivamente, os trabalhos “Respiro” e “OITO”, de Eliane Fetzer. No domingo (24), para encerrar o terceiro e último dia de apresentações, será a vez da Curitiba Cia de Dança, com Memória de Brinquedo, de Luiz Fernando Bongiovanni.

            Já no Memorial de Curitiba, será realizado o Palco Alternativo, com a apresentação gratuita de outras 55 coreografias selecionadas, nos dias 23 de junho, às 14h, e 24 de junho, às 12h. “Além das apresentações no Teatro Guaíra, a Associação promove espetáculos em espaços públicos de Curitiba, aproximando o público dos artistas e, dessa forma, colabora com o processo de formação de plateia para as artes”, conta Simone Bönisch, coordenadora de projetos da ABABTG.

“A nossa expectativa para a Mostra Final é super positiva, apesar de mais um ano realizarmos o evento sem patrocínio, o que é sempre um grande desafio. Além disso, o fato de termos resgatado o palco alternativo, criamos mais oportunidades para os grupos participarem da Mostra Final. Serão três dias de espetáculos diversificados, troca de experiências e muita arte. Certamente, um final de semana especial em celebração à dança”, finaliza Simone.

Sobre a Mostra Paranaense de Dança

Em 11 anos de existência, a Mostra Paranaense de Dança – iniciativa da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) – se tornou o maior evento do gênero no Brasil. Em 2017, reuniu cerca de 17 mil pessoas, entre público, artistas inscritos, bailarinos profissionais convidados, equipe técnica e alunos das oficinas e workshops.

Neste ano, a Mostra Paranaense de Dança dá continuidade ao seu compromisso de revelar o talento de artistas e grupos amadores, promover a interação entre profissionais e estudantes da dança, ofertar iniciativas de formação, promover apresentações artísticas de companhias e bailarinos profissionais convidados, além de trazer para o país artistas internacionais em apresentações inéditas.

SERVIÇO:

Final da Mostra Paranaense de Dança 2018 – Guairão

Datas:  22 e 23 de junho, às 20h | 24 de junho, às 18h

Local: Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto
Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia) – aquisição pelo Disk Ingressos ou na bilheteria do Teatro

Palco Alternativo – Memorial de Curitiba

Datas:  23 de junho, às 14h | 24 de junho, às 12h

Local: Memorial de Curitiba – Praça do Iguaçu

Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro, Curitiba
Ingressos: entrada franca

Informações:
www.ababtg.org.br/mostra
www.facebook.com/ababtgoficial

 

Crédito foto: Cayo Vieira

Posts relacionados
Eventos

Bar Crossroads relembra festival do Dia Mundial do Rock em evento gratuito neste domingo (7) com música, gastronomia e chopes

Eventos

3ª Vinil Fest reúne discos, música e gastronomia numa festa para toda a família

Eventos

Curitiba terá celebração gratuita na rua do aniversário do bruxinho Harry Potter neste domingo (31)

EventosRio de Janeiro

Texto dramatúrgico Sortilégio de Abdias Nascimento, ganha nova edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.