Eventos

Criação de Fanzine é tema de Oficina Cultural em Curitiba

FANZINE GRRRLS (FOTO DIVULGAÇÃO)

Gratuita e on-line, iniciativa visa a disseminação do formato e sua potência artística

Toda criança com acesso a papel e lápis já criou o seu próprio livro: sulfite ou folha de caderno dobrados ao meio, histórias e desenhos saindo da cabeça para a ponta do grafite. Mesmo depois de adultos, qualquer pessoa pode escrever, desenhar, recortar e colar, reproduzindo esse trabalho em fotocópia, impressão ou na internet.
“Isso diz sobre intuição, improvisação e criatividade”, defende Daniele Rosa, escritora, zineira e uma das mediadoras da Fanzine Grrrls, oficina de zinagem que acontece a partir desta segunda-feira (11), de maneira on-line e gratuita. Além de Daniele, a oficina será mediada por Emanuela Siqueira, curadora e mediadora do Leia Mulheres em Curitiba.
O fanzine é um formato de mídia independente, realizado com poucos recursos e em tiragens reduzidas, para circular entre um público interessado em determinado assunto. Para compreender as particularidades de sua produção, os encontros contemplam referências sobre fanzine, textos literários e produções artísticas de mulheres, exercícios de expressão poética e a criação de uma obra de colaboração coletiva. Tudo isso pensando em despertar a consciência crítica e a pulsão artística dos participantes.
Daniele explica que promover o fanzine enquanto plataforma acessível é fomentar a potência de ocupar os espaços com a arte. “É também potencializar a voz autoral de pessoas que não teriam condições de publicar seus trabalhos ou de quem prefere a liberdade estética frente às caretices do mercado editorial”, completa Emanuela, entusiasta do zine desde os 15 anos de idade.
As atividades integram o projeto “Fanzine Grrrls | Oficina de Zinagem”, cujo objetivo é a disseminação do formato zine e sua utilização em criações artísticas e também como suporte didático a professores e professoras. Além da oficina, a iniciativa prevê a realização de um clube de leitura on-line, a publicação da apostila eletrônica “Zine & Mediação de Leitura” e a ampla circulação de fanzines com materiais produzidos pelas turmas ao longo
dos encontros. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço:

Fanzine Grrrls | Oficina de Zinagem
Com Daniele Rosa e Emanuela Siqueira
📌 Turma I: SEGUNDAS-FEIRAS
Dias 11, 18 e 25 de abril, às 19 horas.
📌 Turma II: QUARTAS-FEIRAS
Dias 13, 20 e 27 de abril, às 19 horas.
Fanzine Grrrls | Oficina de Zinagem é uma produção da Canô Produções
Socioculturais em parceria com o Zine Conserva. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas a partir do link no perfil da Canô Produções no Instagram. A oficina é gratuita, com vagas limitadas e certificação digital.
Posts relacionados
Eventos

Hard Rock anuncia a maior festa do Dia Mundial do Rock de Curitiba com mais de 10 horas de shows

Eventos

Projeto "Brincar - Circulação Paraná - 1ª Edição" leva o valor da brincadeira a escolas do interior do Paraná

Eventos

Jordana Soletti estreia Tributo a João Gilberto Tatára

Eventos

Grupo Canjão retorna à Curitiba com 'Pagode Retrô' e participações especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.