Compositora paranaense se destaca no cenário musical nacional

Ediméia Barreto ultrapassa um mês em primeiro lugar na gravadora e tem seu nome incluído no dicionário da música popular brasileira

Por Assessoria de Imprensa

A compositora e pianista paranaense Ediméia Barreto acaba de completar dois feitos importantes: as músicas Outono e Pequena Canção, suas composições, atingiram cinco semanas entre as mais ouvidas da gravadora Guitarra Brasileira, nas principais plataformas digitais, sendo que Outono permanece em 1º lugar pela sexta semana consecutiva. E seu nome foi incluído no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, ao lado de compositores como Tom Jobim, Roberto Carlos e Noel Rosa. Com isso, a Ediméia que, desde os sete anos se prepara para a carreira que escolheu, contribui para aumentar a visibilidade nacional e internacional dos artistas paranaenses.

Músicas – As músicas Outono e Pequena Canção foram incluídas na Coletânea Feminino Tom Volume 2, da Guitarra Brasileira, no final de março. Essas são as primeiras do acervo de composições próprias de Ediméia Barreto a serem incluídas nas plataformas digitais. O convite veio do violinista e compositor Renato Piau, dono da gravadora. Outono está na sua versão instrumental e Pequena Canção teve a letra feita em parceria com Inamí Custódio Pinto e é interpretada pela cantora Norma Cecy. Deste Extended Play (EP), participam também outros artistas como Margaret Menezes, Helô Helana e Ana Sônia Barros.

Com um Compact Disc (CD) próprio, Dança na Lama,  Ediméia se prepara agora para lançar seu próprio EP. “Toda essa repercussão positiva das composições me incentivou a procurar divulgar ainda mais a minha música e, como consequência, os artistas locais de uma maneira geral”, diz a artista, que já marcou para maio a gravação de seu novo clipe musical, desta vez com a sua composição Sentimento.

Dicionário – O conhecimento das composições de Ediméia Barreto e do seu dom para mesclar itens da música clássica para composições que lembrem a música popular brasileira foi o que incentivou o pesquisador e poeta-letrista Euclides Amaral a convidá-la a participar do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, do musicólogo Ricardo Cravo Albin. O verbete foi incluído na última semana e desde então está entre os 10 mais acessados do site.  “Estamos sempre atentos ao trabalho dos novos da MPB, portanto, a Ediméia entrou no rol de artistas que têm expressão local e precisam que sejam reconhecidos nacionalmente.”, afirma Euclides Amaral, redator do verbete.

Ediméia Barreto  da Silva iniciou seus estudos de Piano aos sete anos de idade. Formada nos cursos Intermediario de piano, Licenciatura em Música e Superior de Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (turma da Professora Urânia Vallada Cunha).  Além de pianista e compositora, é também poeta e professora da música. Ministra aulas de piano e teclado no Círculo Militar do Paraná e dá aulas particulares em sua residência e na casa dos alunos. Exerce sua arte em eventos comemorativos de empresas e já foi por vários anos contratada por restaurantes  para tocar piano. É membro do Centro de letras do Paraná  anos.  Lançou seu CD Dança na Lama apenas com composições próprias em 2001  através da lei do incentivo à Cultura  junto à Fundação Cultural de Curitiba. As composições contam com arranjos de Waltel Branco. Fez o lançamento no Círculo Militar do Paraná, e também fez Shows no Canal da música, teatro Paiol, e também em Ponta Grossa, com interação das artes: performance de atores e bailarinas. Participou da Femucic (Festival de Música de Maringá) em 2007, sendo selecionada sua musica Pequena Canção, interpretada pela cantora Norma Cecy.  Gravou também sua música Pequena Canção, o grupo de música antiga Le Baroche Brechó com uma conotação barroca em 2006. Sua composição Saudade foi apresentada numa sequência de quatro Shows pela flautista e compositora Ana Sônia de Barros, no projeto “Mulheres cantam mulheres”, em 2010. Nas lives do Centro de Letras sempre participa  com músicas próprias além da poesia. Retoma agora a divulgação de músicas próprias e está produzindo novas composições. Foi convidada para o EP : Coletânea Feminino Tom  volume 2/2021 pela gravadora Guitarra Brasileira, e para participar do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

Conheça:

Para acessar as músicas de Ediméia Barreto nas plataformas digitais, clique:

Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/127067082
Spotify: https://open.spotify.com/artist/5bNJ7H4MG0bnGZID3s1hnG.
Para acessar o perfil dela no Dicionário, clique: https://dicionariompb.com.br/edimeia-barreto
Canais oficiais :
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCCea7N4-ohaVVWU5XPMpp4g
Site: http://www.edimeiabarreto.com.br/

 

Tags

Vanessa Ricetti Ricardo

Vanessa Ricetti Ricardo, jornalista e assessora de imprensa, pós graduada em cinema, desde o início de sua carreira se dedica ao jornalismo cultural. Trabalha como repórter em rádio. Criou em 2013 o Jornal A Cena, onde divulga a arte e a cultura realizada no país.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios