Interaja conosco

Cinema

Cine Passeio recebe a NAVE, uma mostra de cinema para crianças

Publicado

em

Uma plataforma para mundos diferentes, a NAVE aporta em Curitiba com a proposta de promover uma jornada pelo cinema feito para criança. Com a grande escala da imagem projetada, o som que nos envolve e um trabalho de mediação que apóia na construção dessa experiência: a NAVE usa da magia da sala escura do cinema para criar experiências singulares e significativas para o público infantil.

De setembro a dezembro de 2019, seis longa-metragens selecionados farão parte da programação do mais novo espaço de cinema curitibano. As crianças terão a chance de acompanhar toda essa narrativa costurada pela curadoria, colecionando carimbos dessas viagens em seu passaporte da mostra. Com isso, a NAVE busca construir um público assíduo, que participe de cada uma das expedições propostas.

Por meio da distribuição desse material educativo – um guia pessoal, que traz informações sobre os filmes e que pode acompanhar o público durante todo o projeto – a mostra quer também facilitar o processo de fruição. A
experiência cinematográfica é também potencializada pela mediação cultural em cada umas das sessões.  Esse processo, que consiste em um bate-papo com o público sobre os filmes, favorece a construção de sentidos a partir do que surge desse diálogo. Esse processo busca instigar e explorar diferentes camadas de sensações, mas jamais direcionar e limitar o olhar da criança.

Entre os títulos reunidos, estão produções brasileiras lançadas esse ano como  o filme “Sobre Rodas” e as animações “Tito e os Pássaros” e “Miúda e o Guarda-Chuva”. Completam o roteiro o longa francês “Minha Vida de Abobrinha”, o espanhol “A Tropa de Trapo na Selva do Arco-Íris” e a obra “Os Comedores de Meia”, parceria internacional entre República Tcheca, Eslováquia, Croácia. Formamos um panorama da produção de cinema independente para o público infantil dos últimos anos, compondo um quadro bastante diverso para as crianças da cidade.

O projeto intitula-se NAVE, pois quer construir essa viagem pelo imaginário, onde tudo é possível e as crianças assumem diferentes personagens, entram em suas histórias e vivem uma total imersão no universo do cinema. A curadoria é de Luiza Lins, idealizadora e curadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis que completa 18 anos neste ano e segue como um dos principais espaços do audiovisual para crianças no país. O projeto é uma idealização das produtoras culturais Ana Hupfer e Flavia Milbratz, que juntas encabeçam a Gloriosa Produção Cultural – produtora que têm desenvolvido diferentes projetos culturais em Curitiba e recém realizaram o projeto Criaturas Fantásticas – uma exposição de arte com crianças, que ficou em cartaz de junho a agosto no Portão Cultural.

“Nós queremos estimular o interesse e a criação de vínculo das crianças e seus familiares com a arte e os espaços públicos de convivência da cidade. Queremos, por meio dessas histórias contadas, promover o encontro entre pessoas e traduzir a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo”, diz Milbratz. A NAVE também conta com um braço que coloca a criança como protagonista nessa experiência com a sétima arte: uma oficina de curta metragem. A ideia é que os participantes da oficina, a partir da brincadeira, tenham acesso a um novo conhecimento: a linguagem audiovisual.
Por meio da oficina, o projeto prevê dar voz às crianças da cidade, promovendo o protagonismo da criança na própria experiência cultural. Ao final das aulas, os alunos terão um filme próprio produzido, que será
exibido na telona. “A arte é uma das ferramentas mais potentes para a escuta e percepção das diferenças e das conexões, pois traz o desafio do encontro e do olhar para o outro. Buscamos com a NAVE essa presença plena e compartilhada, que possa ativar outras maneiras de olhar, de representar e de ler o mundo”, diz Hupfer.

Em cartaz no Cine Passeio, a mostra tem entrada gratuita e se divide em seis diferentes etapas até o final do ano. O projeto é realizado com incentivo do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC), da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Escolas da cidade e Região Metropolitana podem agendar gratuitamente grupos de alunos para participação das sessões.

A Gloriosa – Ana Hupfer e Flavia Milbratz criaram a Gloriosa porque acreditam que a cultura pode gerar transformações significativas para as pessoas e para o mundo. As duas profissionais – que têm mais de uma década de experiência em diferentes iniciativas e instituições da produção cultural – criaram a empresa e guiam seu trabalho na criação de redes, de espaços de expressão e na promoção dos elementos afetivos da experiência cultural.
Nossa crença é que a ação cultural deve estar no coração da renovação das cidades e na integração das pessoas, pois é preciso promover o que nos une. A Gloriosa, além da NAVE – Mostra Circulante de Cinema para Crianças, idealizou e produziu o projeto Criaturas Fantásticas – uma Exposição de Arte com Crianças , faz a produção e curadoria artística do Festival de Impacto; idealizou e realiza a Mamute – Feira Gráfica de Rua; e – entre outros projetos – irá realizar a Virada Sustentável Curitiba.

Programação:
10, 11 e 12 set/2019 / etapa 01

TITO E OS PÁSSAROS
(Brasil, 2019, 73′)
Indicação: livre (principalmente para crianças de +8 anos)
Direção: Gustavo Steinberg, André Catoto, Gabriel Bitar
Sinopse:
Um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas.

24, 25 e 26 set/2019 / etapa 02

MINHA VIDA DE ABOBRINHA

(França, 2016, 70′)

Indicação: livre (principalmente para crianças de +8 anos)

Direção:

Sinopse:
Ícaro, apelidado de Abobrinha, perde sua mamãe em um acidente e é levado por Raymond, um policial, a um lar para crianças. Lá, ele faz novos amigos, como Simon, Ahmed, Jujube, Alice e Béatrice, que não foram poupados pela vida. Um dia, é a vez de Camille chegar para morar no orfanato.

01, 02 e 03 out/2019 / etapa 03

MIÚDA E O GUARDA-CHUVA

(Brasil, 2019, 74′)

Indicação: livre (principalmente para crianças de +7 anos)

Sinopse:

Miúda cuida de sua planta carnívora com muito amor e formigas fresquinhas. Ela deseja apenas que a planta lhe chame pelo seu nome, mas a planta exige cada vez mais formigas. Estas bolam um plano que envolve poesia, guarda-chuvas e uma máquina do tempo. A menina aprende que crescer é fazer escolhas.

05, 06 e 07 nov/2019 / etapa 04

A TROPA DE TRAPO NA SELVA DO ARCO-ÍRIS

(Brasil/Espanha, 2018, 72′)

Indicação: livre (principalmente para crianças de +3 anos)

Sinopse:

Em uma divertida aventura, nossa simpática Tropa de Trapo viaja até a selva do arco-íris para ajudá-lo a recuperar suas cores que, devido à poluição, estão se apagando e perdendo seu brilho original. Isso parece indicar que as cores do planeta podem desaparecer para sempre. A Tropa não pode deixar isso acontecer.

19, 20 e 21 nov/2019 / etapa 05

OS COMEDORES DE MEIA

(República Tcheca, Eslováquia e Croácia, 2017, 83′)

Indicação: livre (principalmente para crianças de +6 anos)

Sinopse:

Os Comedores de Pés de Meia (papa-meia) são pequenas criaturas que vivem
entre os humanos e comem meias, porém, com uma única regra: eles só comem
uma meia de cada par.

03, 04 e 05 dez/2019 / etapa 06

SOBRE RODAS

(Brasil, 2019, 75′)
Indicação: livre (principalmente para crianças de +8 anos)

Direção: Mauro D’addio
Sinopse: Conta a história de Lucas, de 13 anos, que volta à escola depois de um acidente que o deixou sem movimento nas pernas. Lá, ele conhece Laís e juntos partem por estradas de terra interioranas – em busca do pai que a menina nunca conheceu. Nesta aventura eles acabam conhecendo um ao outro.

Serviço:
NAVE – Mostra Circulante de Cinema para Crianças
Local: Cine Passeio | Sala Valêncio Xavier
(Rua Riachuelo, 410 – Centro)
De 10 de setembro até 5 de dezembro
(Terças, Quartas e Quintas)
Horário: 10h e às 14h.
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Projeto com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo á Cultura
Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba
Produção: Gloriosa Produção Cultural
Agendamento de escolas: gloriosacultural@gmail.com]

Crédito Foto: O francês “Minha Vida de Abobrinha”, entra em cartaz na Nave no dia 24 de setembro

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea