Interaja conosco

Teatro

Cabaré Voltei – Mostra Final da Residência

Publicado

em

Neste domingo, a partir das 17h, artistas apresentam CABARÉ  VOLTEI no Guairinha com entrada gratuita

Durante o período de 28 de julho a 19 de agosto os artistas da Casa Selvática abriram uma residência artística com duração de 21 dias em Curitiba. O grupo tem sua sede desde 2012 no bairro Rebouças (antigo polo industrial da cidade) e reúne artistas vindos das mais diversas linguagens trabalhando para a manutenção diária de sua casa. Através de convocatória online, foram recebidas 54 propostas artísticas de diversas partes da América do Sul e América Latina, e o time da “A Reinvenção do Cabaré -Residência na Casa Selvática para artistas cabareteiros iberoamericanos” conta com 3 artistas da América Latina, (Colômbia, México e Argentina) e mais 6 artistas nacionais, reunindo representantes dos estados de Minas Gerais, Bahia e Paraná. A residência é uma realização através do Iberescena e a FUNARTE.

            O cabaré é um gênero artístico que durante muito tempo foi considerado sujo, baixo, menor que outros justamente pelo seu caráter popular, de entretenimento e relacionado a sexualidade. Sua a expressão foi subjugada e censurada, e hoje artistas contemporâneos apropriam-se desta linguagem popularesca para criar tensões nas estruturas vigentes do poder, estabelecendo uma relação crítica com o seu público através de performances curtas que envolvem humor, ironia, performance, música, dança e teatro. Tudo isso como resultado de uma pesquisa continuada realizada por pessoas que não dissociam arte e vida e estão juntas compartilhando seus processos criativos, pontos de partida, diferentes referenciais artísticos e dispositivos performativos.

Em quase duas semanas de residência esse coletivo de cabareteiros dividiu pesquisas e investigações, propuseram práticas coletivas e individuais, experimentando casa, ruas, cidade, corporalidades e internet como plataformas de ação do cabaré. Trocas e criações realizadas na convivência e diferenças de olhares em questões relacionadas às discussões sociais, raciais, étnicas e de gênero e identidades. Agora na última semana a proposta é reunir estas discussões, temas e abordagens em uma mostra final de uma cabaré reinventado.

A residência reúne artistas cabareteiros iberoamericanos juntos na Casa Selvática para desenvolver suas pesquisas e compartilhar experiências. Distintas visões do que é o cabaré, assim como os procedimentos desses artistas caracterizam o espaço de troca construídos dentro e fora da Casa Selvática com a ideia de provocar fronteiras estéticas, vivenciais e linguísticas na reinvenção do cabaré a partir de diferentes olhares. O resultado desse encontro de reinventores do cabaré será visto no próximo dia 19 de Agosto (Domingo) no Teatro Guaíra, às 17 horas, integrando a programação da 11ª edição da “Mostra Novos Repertórios”.

SERVIÇO:

Cabaré Voltei – Mostra Final da Residência

Evento integrante da programação da Mostra Novos Repertórios 2018

19 de agosto às 17h

Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante

Rua XV de Novembro, 971

ENTRADA FRANCA

Concepção e direção artística: Gabriel Machado, Marina Viana e Ricardo Nolasco;

Artistas residentes: Elisa Nunes (Belo Horizonte), Nadia Granados (Colômbia), Montserrat Ángeles Peralta (México), Maria Tuti Luisão (Salvador), Patricio Ruiz (Argentina), Rubia Romani, Cesar Almeida e Vinicius Sopes (Curitiba);

Artistas da Casa Selvática: Amira Massabki, Cali Ossani, Francisco Mallmann, Gabriel Machado, Jo Mistinguett, Leonarda Glück, Leo Bardo, Matheus Henrique, Nina Ribas, Patricia Cipriano, Ricardo Nolasco, Semy Monastier, Stéfano Belo, Simone Magalhães e Victor Hugo;

Artista interlocutora: Marina Arthuzzi;

Realização: Funarte, Iberescena Artes Escénicas Iberoamericanas, Selvática Ações Artísticas e O Estábulo de Luxo

 Crédito Foto: César Almeida

Comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja nosso parceiro2

Megaidea