Empreendedorismo
Bazar da Aldeia lança site com e-commerce de obras e produtos de diversos artistas
O Bazar da Aldeia surgiu como um evento multicultural realizado em Curitiba, reunindo dezenas de expositores entre artistas, designers, estilistas, chefs e agroecologistas, que apresentam suas produções. Neste ano de 2020, a quarentena apareceu como um obstáculo para sua realização, porém estimulou a criação de um desdobramento: o site de e-commerce Bazar da Aldeia.
Idealizado pela criadora do evento, Ivana Cassuli, e pelo empresário Gerson Perelló, o site Bazar da Aldeia será lançado em 19 de outubro (segunda-feira) no endereço www.bazardaaldeia.com.br. Esta loja virtual desponta como uma forma de solucionar a disponibilidade do projeto, que se reinventa para se adequar à nova realidade.
A iniciativa continua mantendo os conceitos originais desde 2010: impulsionar a economia autoral de Curitiba, promover a arte e o design criativo, apoiar e ampliar o movimento agroecológico, divulgar movimentos artísticos e celebrar a cultura local.
O site conta com a participação de mais de 50 artistas, que podem mostrar e disponibilizar ao público o melhor da produção criativa de Curitiba, porém de forma online e permanente, sem que seja necessário aguardar pelas datas do evento (que teve 14 edições, sendo que nas duas últimas ganhou o nome Festival da Aldeia, em razão de seu crescimento natural).
Os produtos estão divididos nas categorias: Arte (obras de arte e itens de acervo pessoal, entre pinturas, gravuras, desenhos, aquarelas, livros, cartazes), Casa (peças de decoração e utilitários em diversos materiais) e Corpo (vestuário masculino e feminino, acessórios, joias assinadas, produtos para cuidados pessoais e produtos orgânicos).
Sustentabilidade
Mais do que uma forma de valorizar e impulsionar a economia criativa de Curitiba, o Bazar da Aldeia tem em seu conceito a consciência do consumo responsável. “A responsabilidade inicia-se com escolhas, fortalecer o comércio local, valorizar os produtos feitos na comunidade, reforçar a importância da origem do que adquirimos, são questões fundamentais que queremos comunicar aos nossos clientes”, explica Ivana Cassuli.
Além disso, ideias sustentáveis fazem parte do conceito do Bazar da Aldeia, como reciclagem (alguns produtos do catálogo são manufaturados a partir de materiais que normalmente são descartados), diminuição da emissão de gás carbônico (estímulo à compra local, do produtor da cidade) e diminuição de lixo, como explicam os sócios do e-commerce: “Estimulamos nossos fornecedores a reciclarem os seus materiais de embalagem e minimizarem a utilização de plástico. Pretendemos estimular essa percepção em nossos clientes, de maneira que compreendam e aceitem que poderão receber, eventualmente, uma joia exclusiva, dentro de uma caixa de remédios reaproveitada, por exemplo, e considerarem isso uma boa iniciativa”, exemplificam.
Expositores
No Bazar da Aldeia estarão disponíveis trabalhos dos seguintes expositores: Adriano Moro, Ana Beatriz Artigas, André Coelho, Aryaú Design – Cristina Yamada e Cláudio Araújo, Birgitte Tummler, Buddies – Carlos Eduardo Heller e Gabriela Heller, Capim – Cristine Conde, Cimento Urbano – Mariana Tasso, Denise Roman, Diego Bachmann, Extraordinários – Soon Hee Han, Fereshteh Najafi, Foca Cruz, H-Al – Alexandre Linhares e Thifany Éfe, Infinito Possibilidades – Luciana Lima e Renato Andrade, Ivana Cassuli, Ivana Lima, Jefferson Kulig, João Paulo de Carvalho, Karlo Rischbieter, Katia Horn, Ola Cerâmicas – Leomara Burgel, Liane Mestrinho, Luiz Antônio Solda, Luiz Rettamozo, Malka Vivern, Máquina de Escrever – Victor Augustus Silva, Maria Ravazzani, Maria Tereza Prado, Mel Bandeira, Mohamad Harabi, Nilson Sampaio, Oswaldo Mirando (Miran), Otávio Camargo, Paul Garfunkel, Paulinho Maia, Preciosa – Stella Maris, Raul Cruz, Rejane Mota, Salma Nasser, Sandra Kuniwake, SofistGlass – Ana Cecarelli, Soraia Ribeiro Nogueira, Soraia Savaris, Claudia Soraya Beck Molina, Suely Furukita, Teka Braga Cortes e Zilda Filisbino.
Serviço:
Bazar da Aldeia – e-commerce:
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