Banquete PANC – Jantar Sensorial

O Banquete PANC é uma vivência agroecológica que vai além dos cinco sentidos. Fruto de pesquisas de aplicação culinária e terapêutica das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) de uma equipe multidisciplinar, esta vivência de vanguarda propõe uma imersão pela história, botânica, sistema agroecológico de produção e degustação de alimentos cuidadosamente selecionados e coletados em 5 propriedades agroecológicas.

O banquete PANC é composto de 3 partes:

15h – Roda de Conversa – Agroecologia na Terra Graciosa: A Estrada Serra da Graciosa por si é uma atração e, neste antigo caminho, está o sítio que nos recebe para este evento. A história da propriedade, do conjunto bioarquitetônico, os desafios e soluções da produção biodinâmica e as especialidades de cada cantinho da propriedade são apresentados pela anfitriã Ana Tereza Bigaton.

16h – Caminhada do Conhecimento – As PANC e as Plantas Medicinais: O resgate do conhecimento ancestral de diversas plantas e suas formas de cultivo, suas propriedades nutritivas e fitoterápicas e a presença delas também em lugares de preservação fazem parte do roteiro da caminhada pelo sítio. Conduzida pelo agroecologista e produtor rural especializado em PANC , Marcelo Silvério, a sintropia presente no sistema de produção ganha contornos reais através de uma visita in loco.

19h30 – Banquete PANC – Será servido banquete vegetariano individual com seis pratos e duas sobremesas. Fruto das pesquisas em Culinária PANC de Arthur Ferreira, com apoio no desenvolvimento de Beatriz Boell e Marcelo Silvério, os pratos são uma celebração dos sabores da estação, balanceando os ingredientes da flora regional nativa com métodos da culinária tradicional brasileira e internacional.

Local: Sítio Terra Graciosa

Reservas: exclusivamente por WhatsApp 41 98803 5490 com Arthur Ferreira

Valor: R$ 160,00 | As reservas devem ser feitas até o dia 21/02 – quinta-feira!

Equipe:

Ana Tereza Bigaton: há mais de uma década dedicada aos estudos de agricultura biodinâmica, homeopatia, bioconstrução, fitoterapia e espagiria, a ex-modelo e ex-triatleta é uma das grandes promotoras da agroecologia no Sul do Brasil.

Arthur Ferreira: o comunicador e produtor de eventos vem desenvolvendo pesquisas gastronômicas há mais de uma década. Atualmente, dedicado às PANC na culinária cotidiana desenvolveu um variado repertório de receitas criativas e sintrópicas com os ingredientes da flora nativa regional.

Beatriz Boell: arquiteta especializada em bioarquitetura e bioconstrução, por meio da busca da harmonia com a natureza, vem fazendo pesquisas na culinária baseada em plantas e na disseminação do conhecimento da agroecologia para a melhora da qualidade de vida. Desde sua parceria com Arthur e Marcelo vem se dedicando à culinária com as PANC introduzindo novas técnicas para a cozinha criativa da equipe.

Marcelo Silvério: engenheiro agrônomo, agroecologista e produtor rural, há mais de 15 anos vem pesquisando e cultivando as PANC e as Plantas Medicinais. Em seu sítio, produz mais de 200 variedades de plantas nativas e é um dos grandes fornecedores para restaurantes e disseminadores deste conhecimento na região de Curitiba, através de feiras e eventos.

Sobre o local – Nas palavras da proprietária: “Com água da nascente, relógio solar, sementes crioulas, criação animal amorosa, viveiro de mudas, cultivo de Shiitake,plantas medicinais, roças, parreiras e pomares, hortas mandalas, laboratório para extração das essências dessas plantas, o sítio Terra Graciosa se assemelha com um sonho de liberdade na Terra.”

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios